Studio Ghibli: a história da produtora que virou trend da IA

O Studio Ghibli é uma produtora japonesa que faz sucesso com seus filmes de animação, como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Amigo Totoro”. Recentemente, uma atualização do ChatGPT permitiu a criação de ilustrações similares às criadas pelo estúdio e virou trend nas redes sociais.

Nunca havia ouvido falar nessa produtora de filmes antes dessas imagens digitais se popularizarem? Então saiba mais detalhes sobre a história da produtora.

Conheça a história do Studio Ghibli

O Studio Ghibli foi fundado em 1985 por Isao Takahata, Toshio Suzuki, Yasuyoshi Tokuma e Hayao Miyazaki. Ele está sediado em Koganei, Tóquio, no Japão.

Desde sua fundação, a produtora desenvolveu mais de 24 filmes de animação, sendo responsável por grandes sucessos, como “O Menino e a Garça”. “O Castelo no Céu”, de 1986, foi o primeiro longa-metragem lançado.

Sua logo, Totoro, é uma de suas produções mais bem-sucedidas — “Meu Amigo Totoro”, lançada em 1988. Toshio Suzuki é o produtor da maioria dos longas, enquanto Hayao Miyazaki e Isao Takahata assinam como os principais diretores do estúdio.

Além de filmes de animação, mais conhecidos como animes, a empresa produz séries, curtas-metragens e até comerciais. O Studio Ghibli também conta com um museu que reúne as obras da empresa, que foi inaugurado em 2001.

Trend nas redes sociais

A inovação no ChatGPT fez tanto sucesso que atraiu um milhão de novos usuários em apenas uma hora. Com essa atualização, ficou permitido que cada usuário gerasse três ilustrações por dia, a partir de sua própria galeria.

Para criar uma imagem no estilo do Studio Ghibli, basta acessar o site do ChatGPT, realizar o login ou se inscrever na plataforma, enviar uma foto do seu dispositivo e escrever o comando “transforme essa imagem em uma ilustração parecida com os desenhos do Studio Ghibli”.

Polêmica envolvendo a trend

Apesar da popularidade da trends com as imagens, um vídeo de 2016 no qual o cofundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, descreve a arte gerada por IA como um “insulto à própria vida” também viralizou. Miyazaki é conhecido por sua animação desenhada à mão e seu meticuloso método quadro a quadro.

“Estou completamente enojado”, ele diz no vídeo, respondendo a um vídeo de um personagem monstro gerado usando prompts de texto. “Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer, mas eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho.” Isso gerou algumas discussões sobre a validade do uso de IAs para replicar o estilo do Studio.

*Com informações de Oscar Holland, da CNN

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial

Este conteúdo foi originalmente publicado em Studio Ghibli: a história da produtora que virou trend da IA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.