VEJA VÍDEO: Foguete explode 40 segundos após decolagem

A primeira tentativa de lançamento do foguete da Isar Aerospace acabou explodindo apenas 40 segundos após a decolagem. Mas, se engana quem acha que foi um fracasso, na verdade o principal objetivo foi atingido: a coleta de dados para avaliação dos sistemas integrados ao projeto. De acordo com a empresa, essa fase inicial era essencial para o desenvolvimento da tecnologia.

“Nós nunca esperamos que [o foguete] fosse chegar à órbita terrestre. Nós nos planejamos para obter dados, e podemos dizer que conseguimos fazer isso com sucesso. Conseguimos muitos dados”, afirmou Daniel Metzler, CEO da Isar Aerospace.

Originalmente, o lançamento do foguete estava programado para ocorrer na base Guiana Space Centre, localizada na Guiana Francesa. Agora, a startup aeroespacial alemã conduz uma investigação detalhada para determinar as causas do incidente. Segundo oficiais da companhia, o processo de apuração deve levar alguns dias para ser finalizado.

Saiba mais sobre a Isar Aerospace

Fundada em 2018 e sediada em Ottobrunn, a Isar Aerospace atrai investimentos de grandes nomes do setor espacial, incluindo Bulent Altan, ex-executivo da SpaceX, e diversos fundos especializados. Seu principal projeto, o foguete Spectrum, é um veículo de dois estágios movido a combustível líquido, projetado para operar na baixa órbita terrestre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.