
Uma comitiva com 20 integrantes do Floripa Sustentável, secretários e técnicos da Prefeitura de Florianópolis e representantes das empresas de transporte coletivo da Capital fez uma imersão no sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba, implantado há 50 anos e que já serviu de referência para 200 cidades ao redor do planeta. O grupo foi recebido pelo prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel.

Comitiva com 20 integrantes fazem imersão no sistema BRT de Curitiba – Foto: Divulgação/ND
Sistema BRT será implantado em Florianópolis
A visita acontece ao mesmo tempo em que o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), anuncia o início da implantação do BRT, com aporte de R$ 159 milhões do Ministério das Cidades. Integrante da missão a Curitiba, o secretário de Infraestrutura Rafael Hahne confirmou que as primeiras linhas ligarão o Titri (Terminal de Integração da Trindade), com o Tisac (Saco dos Limões) e o Ticen (Centro).
A viagem a Curitiba foi organizada pelo coordenador de Mobilidade Urbana do Floripa Sustentável, Cássio Taniguchi, que recebeu diversas homenagens do prefeito Eduardo Pimentel e de sua equipe. Taniguchi, que foi duas vezes prefeito de Curitiba, foi um dos responsáveis pela implantação do BRT, ainda quando era conhecido como Ônibus Expresso.
Depois de percorrer a linha Leste-Oeste do BRT curitibano, Taniguchi afirmou que “qualquer cidade com mais de 500 mil habitantes pode implantar esse sistema”. “Com a troca de informações que tivemos, tenho certeza de que os integrantes da comitiva saem convencidos de que é possível implantar um bom sistema de transporte que seja competitivo com relação ao automóvel”, disse.
Para Hahne, o objetivo é exatamente melhorar a velocidade e a qualidade do transporte coletivo. “Toda troca de informações é importante, e trouxemos uma equipe grande da prefeitura para acompanhar tanto o planejamento das rotas de linhas de ônibus como também a parte operacional e subsídios mensais às empresas. O BRT tem dois grandes eixos: melhorar a infraestrutura urbana e otimizar a operação do sistema”, afirmou.

Sistema BRT quer tornar o transporte público em Florianópolis mais rápido e sustentável – Foto: Divulgação/ND
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi, e o secretário de Mobilidade, Araújo Gomes, também participaram da imersão e buscaram informações para os seus setores de atuação com relação ao transporte coletivo.
O coordenador geral do Floripa Sustentável, Roberto Costa, que lidera a comitiva, afirmou que o que mais chama a atenção é a canaleta exclusiva. “O ônibus segue sem interrupções por todo o trajeto, e então leva menos tempo que o carro. Este sistema funciona bem há 50 anos e, portanto, temos que aprender e saber adaptar, porque geograficamente Florianópolis é muito diferente de Curitiba” disse.
Sistema BRT é pioneiro no mundo
O ônibus expresso de Curitiba foi implantado em 1974, no âmbito do Sistema de Transporte de Ônibus Expresso, idealizado pelo então prefeito Jaime Lerner. O sistema foi pioneiro e inspirou outras cidades do Brasil e do mundo.

Projeto de BRT em Curitiba foi pioneiro no mundo – Foto: Divulgação/ProjetoColabora/ND
Desde a implantação, os ônibus circulavam em vias exclusivas, chamadas de canaletas. Os veículos eram mais baixos que os convencionais, facilitando o embarque e desembarque. As paradas eram a cada 400 metros.
Em 1980, foi criada a RIT (Rede Integrada de Transporte), que permitiu a integração tarifária. Os terminais permitiram a integração entre linhas, possibilitando a troca de ônibus sem pagar nova tarifa. E com a chegada do biarticulado, em 1992, o expresso voltou a crescer e consolidou Curitiba como uma das cidades com melhor sistema de transporte coletivo do planeta.