‘Mais de 300’: infestação de escorpiões assola condomínio em Itajaí

Um condomínio de prédios localizado no bairro da Murta, em Itajaí, registra um fenômeno incomum: o constante aparecimento de escorpiões. Ao todo, mais de 300 animais da espécie foram encontrados no local, sendo 118 capturados apenas em 2025.

Foto mostra escorpião sob luz azul. Matéria fala sobre infestação de escorpiões em condomínio

Infestação de escorpiões preocupa moradores do condomínio – Foto: Prefeitura de Itajaí/ND

De hábitos noturnos, os relatos dão conta de que os escorpiões aparecem por frestas de lajotas, interruptores de luz e tampas de esgoto.

Maycon da Luz mora no Condomínio Marisanto há quase dois anos e, apesar de nunca ter encontrado escorpiões dentro do seu apartamento, já flagrou os animais no bloco onde reside.

“Eu estava chegando do trabalho, era noite, e eles acabaram estando ali hall. Na hora que eu entrei eu me deparei com eles e acabei matando. Eles podem vir pelo ralo do banheiro, pela rede elétrica, pela rede de TV a cabo também”, contou o morador à reportagem da NDTV RECORD.

Foto mostra condomínio onde há infestação de escorpiões

Condomínio Marisanto já registrou a captura de mais de 300 animais – Foto: NDTV RECORD

“A Zoonoses aqui do município tem feito esse trabalho junto com a gente, de mostrar onde está vindo o foco, o que a gente pode fazer, quais os procedimentos que a gente pode fazer, para que não haja nenhum acidente”, disse.

Por sorte, nenhum acidente relacionado à picada do aracnídeo foi registrado no condomínio até o momento. Mas a situação é de alerta entre os moradores.

“É uma insegurança que assola todos nós. A gente vai ter que conviver, porque ainda não existe um veneno que possa realmente matá-los. Existe algo que pode repelir e que eles possam sair para fazer a captura”, completou o morador.

Itajaí registrou a captura de 414 escorpiões em 2025

A presença de escorpiões em áreas urbanas de Itajaí tem se tornado uma preocupação crescente. Em 2024, a Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde realizou a captura e controle de 1.689 escorpiões. Já nos primeiros três meses de 2025, esse número chegou a 414 exemplares.

Imagem mostra escorpiões sendo analisados após a captura

Mais de 400 escorpiões são capturados em Itajaí em 2025 – Foto: Secom Itajaí/Divulgação

De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a erradicação desses aracnídeos é inviável, mas o controle populacional e a prevenção são estratégias eficazes para minimizar os impactos.

Segundo o Município, a Gerência de Controle de Zoonoses realiza a busca ativa dos escorpiões, com monitoramento e bloqueio, além de promover ações educativas junto à população.

“Entre as medidas preventivas recomendadas estão: vedação de frestas e rachaduras, reparos em caixas de esgoto, desinsetização para controle de baratas, remoção de materiais em desuso e manutenção de gramados aparados”, destaca o biólogo Edimar Garcia.

Se ocorrer a picada do escorpião, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Hospital  mais próximo. A Secretaria de Saúde de Itajaí atende pelo telefone (47) 3249-5524 ou pelo e-mail  saude.itajai.sc.gov.br

Assista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.