Por que Jair Renan Bolsonaro apresentou moção de repúdio contra Lula?

Jair Renan Bolsonaro (PL) apresentou moção de repúdio contra Lula (PT) na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, no último dia 4. O ato ocorre dias após a Câmara de Vereadores de Itajaí tornar o presidente “persona non grata”. 

Foto dividida mostra Jair Renan Bolsonaro de um lado e presidente da República de outro para enfatizar moção de repúdio contra Lula

Moção de repúdio deve ser votada nesta terça-feira (8), em Balneário Camboriú – Foto: @bolsonaro_jr/Agência Brasil/ND

Renan é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi o vereador mais votado da cidade catarinense.

Segundo o vereador, Lula “tem demonstrado desrespeito ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e adotado posturas alinhadas a regimes ditatoriais e grupos extremistas. A crise econômica também se agravou sob sua gestão, com o descontrole fiscal e o aumento da inflação impactando negativamente o poder de compra dos brasileiros”.

Pesca da tainha

O documento apresenta como justificativa, ainda, tomadas de decisão do governo federal relacionadas à safra da tainha. Neste ano, haverá cotas para a pesca da tainha artesanal no Sul e no Sudeste do Brasil.

Imagem mostra tainhas empilhadas em praia catarinense

Safra de 2025 terá algumas alterações divulgadas pelo Governo Federal – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

A portaria publicada pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) em 28 de fevereiro estabelece que o limite de captura total da espécie é de 6.795 toneladas em 2025. Em Santa Catarina, o limite será de 1.100 toneladas para as modalidades de arrasto de praia.

Segundo o governo federal, o número foi definido com base na avaliação de estoque mais recente, de 2023. A medida tem por objetivo preservar a pesca sustentável e evitar que a tainha entre para a lista de espécies ameaçadas de extinção.

“Tal restrição impacta diretamente cidades como Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí e Bombinhas, entre outras, prejudicando a economia local e ferindo o direito dos pescadores”, cita a justificativa da moção.

Cuba, Venezuela e Hamas citados

No texto da moção, o filho de Bolsonaro critica a relação do presidente com países latino-americanos e africanos. Além disso, afirma que Lula é condescendente com o grupo Hamas.

“O governo federal tem manifestado apoio a regimes ditatoriais e autocratas, como os governos da Venezuela, Cuba, Nicarágua, e às lideranças da República Democrática do Congo e da Etiópia, além de demonstrar condescendência com grupos terroristas como o Hamas”.

Moção de repúdio contra Lula na Câmara de Balneário Camboriú

Foto mostra Jair Renan ao lado do pai, Jair Bolsonaro

Jair Renan foi eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú e apresentou moção de repúdio contra Lula – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND

No costume legislativo, a moção é uma espécie de requerimento que visa expressar a manifestação da Casa Legislativa em razão de um fato.

Conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, é possível registrar moções de aplauso, apoio, apelo, congratulações, pesar e de repúdio, como a assinada por Jair Renan.

Segundo a tramitação da casa legislativa, a Moção de Repúdio n.º 123/2025 entrará em pauta na sessão que ocorrerá nesta terça-feira (8), a partir das 18h30. Cabe aos vereadores votarem contra ou à favor da proposição.

“O município de Balneário Camboriú não pode compactuar com este cenário de afronta às tradições culturais, descaso com a economia local e apoio a regimes antidemocráticos enquanto antagoniza o governo do estado”, aponta o parágrafo final o documento.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.