Compradores de celulares roubados passam a receber mensagem de advertência nos aparelhos


A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação. Programa Celular Seguro começa a enviar alertas pra aparelhos roubados ou furtados
O programa Celular Seguro começou nesta segunda-feira (7) a usar uma ferramenta nova de proteção contra ladrões. Quando o aparelho roubado é religado, ele recebe uma mensagem de alerta.
Nesta segunda-feira (7) à tarde, o Ministério da Justiça enviou mais de mil mensagens para celulares com restrições. A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, a identidade no aparelho, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação.
No site, o usuário recebe as orientações:
se a pessoa tiver a nota fiscal do aparelho, deve ir à delegacia para esclarecer a situação;
se não tiver, é preciso ir à delegacia para devolver o aparelho.
O Ministério da Justiça informa ainda que “o comparecimento espontâneo poderá evitar a abertura de inquérito policial para recuperar o celular e apurar eventuais crimes”. O Ministério da Justiça quer combater o comércio de celulares roubados.
Alerta chega para celulares roubados
Reprodução/TV Globo
Os alertas de restrição vão ser emitidos toda vez que alguém colocar um chip novo em um celular roubado, furtado ou até perdido, e ele voltar para a rede de telefonia. Isso vale para celulares que estão nessa situação desde dezembro de 2024.
“O objetivo principal é, além de recuperar o celular roubado, descobrir e combater quem vende, quem comercializa este tipo de aparelho. Pois essas pessoas estão fomentando o crime de um lado, e do outro lado criando novas vítimas que são pessoas de boa fé. É muito importante que o consumidor, quando for adquirir um aparelho celular usado, ele exija uma nota fiscal, que ele observe bem a loja que ele está comprando, a pessoa que ele está comprando esse aparelho”, afirma Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
Antes da compra, também é possível consultar se o aparelho tem alguma restrição por roubo ou furto. No site do Celular Seguro, é só ir no campo “celulares com restrição” e verificar o IMEI que aparece nas informações do aparelho. Se tiver tudo certo, aparece a mensagem “IMEI sem restrições”.
O vendedor Matheus Estevão teve o celular furtado nesta segunda-feira (7) enquanto trabalhava. O bandido se passou por um cliente. Ele entrou no Celular Seguro e já bloqueou o aparelho antigo.
“A partir de agora vou fazer o meu cadastro. É só fazer o login pelo gov que já é automático as informações. E eu vou começar a usar a partir de agora, que é uma forma da gente se proteger ainda mais”, conta Matheus Estevão.
O programa Celular Seguro começou nesta segunda-feira (7) a usar uma ferramenta nova de proteção contra ladrões
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Como se cadastrar no Celular Seguro? E como será o aviso para aparelhos roubados?
Celular Seguro disponibiliza bloqueio parcial para facilitar rastreio de aparelhos roubados
Penas mais rigorosas e mensagens com alertas: as apostas do governo contra roubos e furtos de celulares
Adicionar aos favoritos o Link permanente.