

Temperos da sua cozinha ajudam na memória – Foto: Canva/ND
Certos alimentos não só nutrem o corpo, como também fazem bem para o cérebro. Alguns ingredientes, inclusive temperos comuns da cozinha, podem ajudar a turbinar a memória, melhorar a concentração e até reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.
A psiquiatra Uma Naidoo, da Escola Médica de Harvard, é uma das especialistas que estudam a ligação entre alimentação e saúde mental.
Em entrevista à BBC Mundo, ela explicou que vitaminas do complexo B — especialmente B1, B9 e B12 — são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

Canela ajuda na memória – Foto: Canva/ND
Naidoo também destacou quatro temperos que, segundo ela, podem ter efeitos positivos sobre a memória e o humor, especialmente quando usados com frequência na alimentação do dia a dia.
4 temperos que ajudam na memória
1. Cúrcuma
Rica em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, ela protege as células do cérebro contra danos e pode ajudar a manter o bom funcionamento cognitivo.
2. Canela
Além de saborosa, tem efeitos sobre a circulação no cérebro e pode ajudar a preservar os neurônios. Também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, o que contribui para uma mente mais alerta e concentrada.

Açafrão também melhora o humor – Foto: Freepik/ND
3. Açafrão
Conhecido por aliviar o estresse e melhorar o humor — fatores diretamente ligados ao desempenho mental.
4. Pimenta-do-reino
Se destaca por melhorar a absorção de nutrientes importantes para o cérebro e também por ajudar na circulação sanguínea, o que garante que o cérebro receba mais oxigênio para funcionar melhor.