
A Polícia Federal deu andamento a duas investigações distintas com foco no combate à disseminação de discursos de ódio, racismo e apologia ao nazismo na segunda-feira (8). As ações ocorreram em São Paulo e no Rio Grande do Sul, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos envolvidos na propagação de conteúdos discriminatórios e extremistas.
Ação internacional resulta em operação em Bragança Paulista (SP)
Em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela 9ª Vara Federal de Campinas. A operação teve como objetivo coibir a divulgação de conteúdos racistas e antissemitas na internet. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos como um notebook e um HD, que devem subsidiar o inquérito.
As investigações tiveram início a partir de informações repassadas pela França, via Interpol, ao Núcleo de Cooperação Internacional da PF em São Paulo.
O material analisado revelou postagens discriminatórias feitas no fim de 2023, que motivaram a atuação da corporação. Os envolvidos podem responder por crimes de ódio, preconceito e racismo, conforme previsto na legislação brasileira.
“Operação Odium” apura apologia ao nazismo no Rio Grande do Sul
Paralelamente, a Polícia Federal deflagrou a “Operação Odium”, focada em investigar um perfil em rede social suspeito de propagar ideologias neonazistas, xenofobia e discursos de ódio.
A denúncia, recebida pela Ouvidoria da PF, apontava também a distribuição de material impresso com conteúdo racista e apologias ao nazismo na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Durante a operação, os policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do investigado, que já possui diversos antecedentes por crimes semelhantes, incluindo indiciamentos tanto pela Polícia Federal quanto pela Polícia Civil do Estado.
A ofensiva visa impedir a continuidade das práticas criminosas e desmantelar eventuais células extremistas com atuação voltada à violência e intolerância.
As duas ações reforçam o compromisso da Polícia Federal no combate a crimes de ódio e à propagação de ideologias que atentem contra os direitos humanos, a diversidade e a democracia.