
Os estilos de decoração, Japandi e Minimalismo, que estiveram em alta por muito tempo, devem ficar em segundo plano devido a uma corrente que veio para ficar. O estilo Joyful, uma nova maneira de decorar, que aposta em estéticas vibrantes e otimistas sem cair na saturação, vem transformando os ambientes em lugares alegres e cheios de vitalidade.

Estilo Joyful busca trazer alegria e positividade para os ambientes, mas sem exageros – Foto: Jordi Canosa/Revista Interiores/ND
Nasceu uma nova tendência: o Joyful
Ao contrário dos outros estilos, o Joyful nasceu da necessidade de um meio-termo. Ele não se inclina nem para o minimalismo escandinavo, ou para a calorosidade japonesa do japandi, nem para a explosão visual do maximalismo. O Joyful traz uma decoração que transmite felicidade sem ser exagerada. Além disso, pode apresentar algumas referências culturais, com detalhes étnicos, boêmios, exóticos… Em forma de tecidos, bordados ou acessórios para criar ambientes com identidade própria.
Essa tendência invade o interior das casas para nos convencer a adotar uma estética que utiliza elementos decorativos que mesclam alegria, motivação e conforto. A chave para um lar onde verdadeiramente nos sentimos em casa. Com a combinação certa de cores, texturas e peças, podemos transformar nossa casa em um espaço que não só seja atraente, mas também nos faça sentir bem todos os dias.
Cores, estampas e materiais da nova tendência
Veja dicas para incorporar o estilo Joyful em casa, segundo a revista de arquitetura espanhola, Interiores:
- Gama de cores: o Joyful é caracterizado por uma paleta de cores intensas, que varia desde amarelos e laranjas muito quentes até azuis e verdes refrescantes.
- Estampas: entre os padrões e desenhos que enriquecem a tendência, estão os florais, geométricos ou combinações de colors block em tonalidades vibrantes.
- Materiais: linho, algodão e madeira são os aliados para criar ambientes “muito Joyful”. Eles suavizam o impacto visual das cores vibrantes, ao mesmo tempo em que adicionam calor e uma sensação de acolhimento.