
Apesar de surgirem várias fábricas de veículos nos Estados Unidos nos últimos anos, muitos desses projetos estão sendo cancelados.
De acordo com o jornal Washington Post, esse cancelamento seria por incentivos fiscais da Lei de Redução da Inflação e promessas de empregos em distritos republicanos.
A mudança que essa lei trouxe já fazia com que as fábricas de carros elétricos perdessem força, mesmo antes das tarifas apresentadas pelo presidente Donald Trump.

Carros elétricos estão perdendo força nos Estados Unidos após as novas tarifas de Donald Trump – Foto: Freepik/ND
Somente no primeiro trimestre de 2025, mais projetos relacionados a carros elétricos foram cancelados do que em 2023 e 2024 combinados, segundo a Atlas Public Policy.
Entre as perdas estão uma uma usina de baterias térmicas de US$ 1 bilhão (mais de R$ 6 bilhões) e uma usina de baterias de íons de lítio de US$ 1,2 bilhão (mais de R$ 7,2 bilhões) no Arizona.
Milhares de empregos estão em jogo e lançando dívidas sobre o futuro da produção norte-americana de carros elétricos.
Carros elétricos perdem força com a política de Donald Trump
A explosão da produção de carros elétricos nos Estados Unidos perde força à medida que a incerteza política sob o governo de Donald Trump força as empresas a cancelar ou atrasar grandes projetos.
“É difícil ser um fabricante nos EUA agora, dada a incerteza em torno de tarifas, isenções fiscais e regulamentações”, disse Tom Taylor, da Atlas Public Policy.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz pacote de tarifas para redução da inflação no país – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND
A lei climática de 2022 ofereceu créditos fiscais para impulsionar a produção nacional de carros elétricos, mas as propostas republicanas para eliminar esses incentivos, e reverter as regras de emissões, poderiam reduzir as vendas de carros elétricos em 40% até 2030, de acordo com Princeton.
Além disso, o WaPo diz que a Aspen Aerogels desmantelou sua fábrica na Geórgia e transferiu a produção para o exterior. “A China já tem 50% de penetração de veículos elétricos”, disse o CFO Ricardo Rodriguez. Na América do Norte e na Europa, ainda estamos nesse patamar de 10% a 15%. Então, você começa a se perguntar: será que isso é progresso?”
Outras empresas também estão recuando. A KORE Power desistiu dos planos para uma nova unidade e optou por reformar uma instalação existente.
Startups de veículos elétricos como Nikola Motors e Canoo faliram
Até a Hyundai está reduzindo e planeja fabricar híbridos, não apenas elétricos, em sua nova fábrica na Geórgia.
“A perspectiva para os veículos elétricos já era bastante pessimista antes das eleições”, disse Trevor Houser, do Rhodium Group. “Qualquer desvantagem… naturalmente levaria ao cancelamento de algumas baterias.”
Investimentos em carros elétricos estão diminuindo
Os investimentos no setor despencaram, com apenas US$ 176 milhões (mais de R$ 1 bilhão) em produção líquida anunciada em janeiro, bem abaixo do usual US$ 1 bilhão.
Diana Furchtgott-Roth, da Heritage Foundation, apoia a mudança de política. “Veículos elétricos caros e obrigatórios tornam as pessoas pobres mais pobres e menos seguras”, disse ele.
Casa Branca insiste que sua estratégia está correta
“A brilhante agenda econômica do presidente é um plano abrangente para revitalizar nossa economia liberando a energia americana, implementando tarifas para nivelar o campo de atuação e trazendo bilhões de dólares em investimentos históricos para o setor manufatureiro dos Estados Unidos”, disse o porta-voz Taylor Rogers.
No entanto, à medida que os projetos desaparecem e o ímpeto diminui, Keefe disse da melhor forma: “Todo mundo está procurando por um lado positivo. Estou tendo dificuldade em encontrá-lo.”