Sul, Litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre têm previsão de até 100 mm de chuva e risco de alagamentos, diz Inmet


Aviso entrou em vigor às 9h20 desta terça-feira (9) e é válido até as 12h de quarta (10). Alerta inclui Sul, parte da Região Metropolitana e o Litoral do estado. Cidades do estado já enfrentam problemas devido à chuva. Temporal atinge Região Sul do RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo, para acumulado de chuva no Sul, em parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral do RS. O aviso entrou em vigor às 9h20 desta terça-feira (9) e é válido até as 12h de quarta (10).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com o Inmet, pode chover entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, afirma o instituto.
“Tem um sistema de alta pressão no oceano transportando umidade em direção ao continente. Com isso, favorece para chuva frequente e persistente por toda a faixa litorânea e o sul do estado”, explica a Climatempo.
Os alertas existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Transtornos no Sul
A Defesa Civil do RS informou que quatro municípios reportaram transtornos causados pela chuva que caiu entre o fim da tarde de terça (8) e a madrugada de quarta.
No Chuí, no Sul do estado, a Coordenadoria Municipal afirmou o que o nível do arroio do município subiu 1 metro nas últimas horas. Há registro de alagamentos em vias públicas. A utilização de maquinário foi necessária para desobstrução de bueiros.
Em Encantado, no Vale do Taquari, moradores foram orientados a sair de casa até ser avaliado o risco por equipes técnicas da Prefeitura. Houve movimentação de massa (ação gravitacional responsável pela mobilização de solo, geralmente potencializada pela ação da água) em áreas residenciais.
Em Rio Grande, no Sul, houve destelhamento de algumas residências. A ventania provocou queda de galhos de árvores.
Em Santa Vitória do Palmar, na Fronteira, duas casas foram afetadas, segundo a 4ª Coordenadoria Regional. Uma foi parcialmente destelhada, e a outra alagou em razão do entupimento do esgoto residencial.
A RBS TV apurou que Pelotas tem alguns pontos de alagamento. Em um dos trechos, motoristas de carros estão usando a ciclovia para desviar de um bolsão de água que se formou. O município está em situação de emergência preventiva. A medida agiliza o processo de limpeza das vias e drenagem da rede.
Alagamento em rua de Pelotas, no Sul do RS
Reprodução/RBS TV
Mau tempo provocou queda de árvore em Rio Grande
Thainá Martins/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.