
Sistema tem cerca de 400 câmeras com a tecnologia e tem atuado também para identificar crimes em tempo real, como furtos, invasão de propriedade e uso de carros roubados. Câmeras de videomonitoramento ajudam a reconhecer criminosos com mandados em aberto em AL
As câmeras com reconhecimento facial instaladas nas ruas de Maceió têm a capacidade de identificar pessoas a 2 km de distância. A tecnologia, aplicada em 400 câmeras, tem ajudado a encontrar foragidos da Justiça e estão espalhadas em pontos de grande circulação da cidade.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Além do reconhecimento facial, as câmeras de videomonitoramento mostram crimes em tempo real, invasão em áreas restritas e identificam veículos roubados. Na terça-feira (8), um homem que tinha um mandado em aberto por tráfico de drogas foi preso depois de ser flagrado na Praia da Ponta Verde.
“As câmeras estão espalhadas em lugares estratégicos como a área da orla, pontos comerciais, shoppings e feiras da capital. Com capacidade de até 2km de reconhecimento facial”, explicou o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, major Fernando Alencar.
Segundo a Secretaria de Segurança, o sistema de reconhecimento facial tem a precisão de 99%. Para a aposentada Elid Zagonel, as câmeras espalhadas pela cidade aumentam a sensação de segurança.
“Acho que é bem mais tranquilo tu sair sabendo que tem as câmeras de segurança. Saber que por trás das câmeras tem alguém vendo o que está acontecendo”, disse.
Prisão de foragidos
O sistema de videomonitoramento é operado a partir de uma sala de controle, onde é utilizando um banco de dados com imagens e identificação de pessoas com mandados em aberto. Assim que o sistema identifica um foragido é dado o alerta e uma equipe de polícia é acionada.
“No caso de cumprimento de mandado, aparece uma mensagem de alerta e o operador faz toda checagem e aciona a equipe mais próxima da Polícia Militar. É feita uma abordagem, de modo que não constranja a pessoa, já que ela não está praticando um crime naquele momento, ela está foragida da Justiça. Assim que comprovado, essa pessoa é levada para a Central de Flagrantes”, explicou a SSP.
Algumas das câmeras estão fixadas em totens de segurança, que contam também com um botão de pânico para caso de emergência. As equipes de monitoramento trabalham 24h por dia.
Totem foi instalado no Marco dos Corais
Alan Fagner
Equipes de monitoramento acompanham tudo o que acontece na cidade
Alan Fagner
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL