Faça gelo mais rápido usando água quente, segundo a ciência!

Como obter gelo mais rápido

Aprenda como preparar gelo mais rápido usando um truque conhecido há décadas – Foto: Freepik/ND

Parece mentira, mas não é! Em certas condições, a água quente pode, de fato, congelar antes da fria, permitindo que você obtenha gelo mais rápido. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Mpemba, um processo físico estudado há anos.

Como a água quente acelera o processo para obter gelo mais rápido?

De acordo com o laboratório Azeheb, a água quente pode congelar antes da fria por alguns motivos. Primeiro, a água quente se movimenta mais por dentro, o que faz a temperatura se distribuir melhor e evita a formação de uma camada de gelo na superfície que atrapalharia o congelamento.

Além disso, ao esquentar a água, ela perde gases como oxigênio e gás carbônico, e isso facilita o congelamento. Além disso, a água quente também evapora mais, então sobra menos água para congelar.

Cubos de gelo empilhados

Menos gases e mais movimento interno: os segredos por trás do gelo mais rápido – Foto: Freepik/ND

Mas mesmo em potes fechados, onde não tem evaporação, o efeito ainda acontece, então os cientistas ainda estudam exatamente por que isso ocorre.

A capacidade da água quente se solidificar antes da fria é formalmente chamada de Efeito Mpemba e, como aponta uma pesquisa divulgada pela Fapesp, desafia a intuição baseada na Lei do Resfriamento de Newton.

Apesar das explicações físicas clássicas, ainda não existe um consenso científico definitivo sobre qual fator é o mais determinante ou a exata interação entre eles.

O truque é usar água quente para ter gelo mais rápido

Se precisar de gelo mais rápido, vale lembrar do Efeito Mpemba. Em certas condições, a água quente pode congelar antes da fria. Comece aquecendo a água antes de colocá-la nas formas de gelo.

Cubos de gelo em um fundo azul

O Efeito Mpemba mostra que, em certas condições, a água quente forma gelo mais rápido do que a fria – Foto: Freepik/ND

Não é necessário que ela esteja fervendo, apenas quente ou morna já é suficiente. Esse aquecimento ajuda a expulsar os gases dissolvidos e favorece uma circulação interna mais eficiente quando começa a esfriar.

Em seguida, coloque as formas diretamente no congelador. A diferença de temperatura mais acentuada e os efeitos físicos envolvidos podem fazer com que a água quente congele mais rápido do que a fria.

Vale lembrar que o resultado pode variar conforme o modelo do seu congelador e a temperatura inicial da água, mas com um pouco de observação, você pode notar esse efeito curioso acontecendo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.