Centenas de moradores são retirados após incêndio devastar florestas na Espanha

centenas-de-moradores-sao-retirados-apos-incendio-devastar-florestas-na-espanha

Equipes de emergência retiraram cerca de 600 moradores no oeste da Espanha durante a noite, em meio a um incêndio florestal atribuído a incendiários que devastou até 8.000 hectares perto da fronteira com Portugal, disseram autoridades.

Ventos fortes dificultavam o controle das chamas nas áreas de Las Hurdes e Sierra de Gata, ao norte da cidade de Cáceres, que possuem algumas das florestas mais densas da região, disseram serviços de emergência nesta sexta-feira (19).

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que planejava visitar a região da Extremadura antes das eleições locais na próxima semana, teve que cancelar a viagem, informou sua assessoria de imprensa.

Pessoas dos vilarejos de Cadalso, Descargamaría e Robledillo de Gata foram transferidas para um centro esportivo na cidade vizinha de Moraleja ou para casas de amigos e familiares, segundo a Guarda Civil.

Três estradas na região foram fechadas, acrescentaram.

“São rajadas de vento muito fortes… que dificultam os esforços para apagá-lo”, disse o comandante da Unidade de Emergência Militar, David Barona, ao canal de TV estatal 24H.

“A nuvem de fumaça está se espalhando em baixa altitude, dificultando o acesso de meios aéreos à área.”

Até 260 bombeiros e 165 soldados estão lutando contra o incêndio, disseram as autoridades.

Um total de 493 incêndios destruiu um recorde de 307 mil hectares na Espanha no ano passado, de acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Centenas de moradores são retirados após incêndio devastar florestas na Espanha no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.