
A mobilidade urbana de Blumenau dá um novo passo com a entrega da Ponte Henrique Kretz, que será oficialmente aberta ao tráfego neste sábado (12). Localizada na Região Norte da cidade, a nova estrutura liga as ruas Maike Andresen Deeke e Berne Bernardo Scheidemantel, proporcionando uma via alternativa fundamental para os moradores dos bairros Testo Salto e Badenfurt, que antes dependiam da Rodovia BR-470 para se deslocarem entre as regiões.
A nova ponte atravessa o Ribeirão Testo e possui 60 metros de comprimento por 15 metros de largura. A obra também inclui a Via Projetada, com 877 metros de extensão — um prolongamento da Rua Maike Andresen Deeke — e possui 60 metros de comprimento por 15 metros de largura.

Nova ponte promete melhorar fluxo e mobilidade urbana na região norte de Blumenau – Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação
Alternativa ao fluxo saturado da BR-470 e melhora da mobilidade urbana
O prefeito Egídio Ferrari destaca a importância do novo acesso para a mobilidade urbana do município
“Ampliar as condições de mobilidade urbana, criando novas alternativas viárias, é uma pauta constante no município, para que possamos oferecer mais qualidade de vida ao cidadão. Ainda mais neste caso, que estaremos com a nova ponte, dando uma alternativa ao fluxo saturado da BR-470”, afirmou.
A expectativa é que o novo acesso reduza o tempo de deslocamento entre os bairros e desafogue o trânsito na rodovia federal, especialmente nos horários do pico.

Obra promete desafogar fluxo da BR-470 – Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação
Investimento e parceria com o Estado
O investimento total na obra é de R$ 8 milhões, sendo R$ 5 milhões provenientes do Governo do Estado e o restante como contrapartida da Prefeitura de Blumenau. A ponte leva o nome de Henrique Kretz, homenageando uma figura tradicional da comunidade.