Eleições: Turquia terá 2º turno entre Kilicdaroglu e Erdogan

eleicoes:-turquia-tera-2o turno-entre-kilicdaroglu-e-erdogan

Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu apertam as mãosGetty Images

O Conselho Superior Eleitoral da Turquia anunciou oficialmente que o presidente Recep Tayyip Erdogan e o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu disputarão o segundo turno das eleições presidenciais do país em 28 de maio.

A confirmação do segundo turno foi feita na manhã desta segunda-feira (15), após a contagem de votos. Com 99,87% das urnas apuradas, os resultados foram os seguintes:

Erdogan obteve o primeiro lugar com 49,51% dos votos; Kilicdaroglu ficou em segundo lugar com 44,88%, confirmando as expectativas de uma acirrada disputa entre os dois candidatos; O terceiro colocado, o nacionalista Sinan Ogan, conquistou 5,17% dos votos;

Apoiodo  nacionalista Sinan Ogan pode ser decisivo no segundo turno

O resultado foi considerado uma vitória política para Erdogan, que está no poder há 20 anos. Pesquisas de intenção de voto indicavam uma margem mais estreita entre Erdogan e Kilicdaroglu. Mesmo assim, a vantagem a favor do atual presidente turco foi maior do que o previsto. 

As eleições ocorreram em um contexto desfavorável para Erdogan, com alta inflação, estagnação econômica e críticas públicas pela má gestão em relação aos desabamentos de prédios provocados pelo terremoto que atingiu o sul do país há três meses e resultou em mais de 50 mil mortes; Erdogan enfrenta um candidato apoiado por uma ampla frente de partidos que se uniram para tentar encerrar as duas décadas de seu governo. O segundo turno está agendado para o dia 28 de maio, dando às duas campanhas menos de duas semanas para aumentar suas porcentagens de votos.

Um elemento-chave na corrida eleitoral do segundo turno será o terceiro colocado, Sinan Ogan. Ele, político de direita com perfil nacionalista, está avaliando para qual candidato transferir seus mais de 5% de eleitores, o que poderá definir o resultado final.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o perfil geral do Portal iG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.