Círculo ao redor da Lua: entenda como se forma o fenômeno registrado no céu do interior de SP


De acordo com o astrônomo e professor Rodrigo Raffa, fenômeno conhecido como Halo Lunar é causado pela refração da luz da Lua por cristais de gelo nas nuvens. Círculo em volta da Lua é registrado no céu de Itapetininga (SP)
Carla Monteiro/g1
A noite de sábado (12) em Itapetininga, no interior de São Paulo, foi marcada por um fenômeno natural que intrigou os moradores: um círculo se formou ao redor da Lua. O fenômeno, embora não seja tão raro, despertou a atenção de quem apreciou a Lua cheia que iluminava o céu.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com o astrônomo e professor Rodrigo Raffa, o fato observado e registrado por algumas pessoas é conhecido como Halo Lunar, um anel luminoso que se forma ao redor da Lua.
LEIA TAMBÉM:
‘Lua de Sangue’: moradores do interior de SP registram imagens de eclipse total da Lua
VÍDEO: moradora de Rio Preto registra Lua ‘gigante’ ao fim do eclipse no início da manhã
“Ele ocorre ocorre quando a luz lunar é refratada por cristais de gelo presentes em nuvens na alta atmosfera. A refração da luz por esses cristais forma um círculo de 22 graus ao redor da Lua, criando esse efeito visual”, explica.
Ainda de acordo com o professor, o halo lunar não é um fenômeno tão comum. “Ele acontece sempre que há cristais de gelo nas nuvens altas da atmosfera, como as cirrostratus, e a luz da Lua, especialmente quando está cheia ou quase cheia, passa por esses cristais”.
Lua cheia registrada por Izabela Almeida do Clube Centauri em Itapetininga neste sábado (12)
Arquivo Pessoal/Izabela Almeida
O professor também é presidente do Clube de Astronomia Centauri, de Itapetininga. Voltado para observações astronômicas e divulgação Científica, o clube completou 10 anos no mês de março. Entre as ações, eles divulgam mensalmente uma “agenda do céu” para quem também gosta de observar os fenômenos
🔭 Céu de abril
19 de abril – Vênus, Saturno e Mercúrio formarão um belo trio planetário antes do amanhecer na direção leste, na constelação de Peixes. Além disso, Netuno também estará no mesmo campo de visão e poderá ser observado com o uso de binóculos.
25 de abril – Uma conjunção especial entre a Lua, Vênus e Saturno acontecerá antes do amanhecer. No mesmo dia, a Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio estarão alinhados no céu, proporcionando um dos mais belos encontros celestes de 2025. Os planetas estarão nas constelações de Peixes e Baleia.
28 de abril – Vênus e Saturno continuarão próximos, separados por apenas 3°, sendo um ótimo momento para observação antes do amanhecer na direção leste.
30 de abril – Encerramos o mês com mais uma conjunção entre a Lua e Júpiter, visível no início da noite na direção noroeste, novamente na constelação de Touro.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.