
Uma criança engasgada foi salva por um policial militar de folga neste domingo (13), em Governador Valadares (MG). As câmeras de segurança da casa do agente registraram os momentos de tensão em que uma menina estava engasgada.
Na filmagem, a mãe de uma menina de aproximadamente 1 ano e 11 meses vai até a casa do agente e toca insistentemente a campainha, por volta das 16h, no bairro Santa Rita. O flagrante foi divulgado no perfil oficial da 8ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. Confira:
Agente utilizou técnica para desengasgar
As câmeras de segurança registraram as imagens do momento de agonia da mãe e do tio da criança pedindo socorro ao policial. Ao sair da casa, sem camisa, o policial imediatamente pega a menina do colo da mãe e dá início às manobras de Heimlich — técnica para desengasgar. A cena é acompanhada por outros moradores que passavam no local.
Assim que a criança responde as primeiras manobras, o militar Cb Eleu Barbosa Cordeiro, que trabalha Companhia Tático Móvel/6º BPM, entra em seu próprio carro e rapidamente a leva ao hospital municipal, acompanhado da mãe, para que a criança recebesse outros cuidados especializados.
Reações
A criança, que completará 2 anos no próximo dia 2 de maio, recebeu alta após ser medicada. Nos comentários da postagem, usuários parabenizaram a atitude calma e concentrada do agente. “Parabéns ao Cb Eleu por tamanho profissionalismo ! Manter-se calmo diante de todo o cenário, e aplicar a técnica necessária é fundamental até a chegada do SAMU ou até a chegada ao hospital!”, comentou um internauta.
Outro afirmou que a técnica utilizada é o tipo de coisa que devia ser ensinado em escolas, e ressaltou o desespero das outras pessoas no enfrentamento do problema. “O sr cabo, além de fazer os trabalhos de praxe, ainda teve de lidar com todos descontrolados na cena. Complicado. Graças a Deus deu tudo certo e a criança está bem”, afirmou.