‘Sexta-feira Santa’ é feriado ou ponto facultativo em 2025? Entenda a diferença

Imagem de uma cruz em uma montagem do lado de um calendário para simbolizar que a "Sexta-feira Santa" é feriado no país.

Centenas de fiéis aproveitam a “Sexta-feira Santa” para fazer suas orações e penitências. – Foto: Reprodução/ND

A “Sexta-feira Santa” também conhecida como “Paixão de Cristo” é uma data religiosa bastante celebrada pelos cristãos para relembrar a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em 2025, a “Sexta-feira Santa” é celebrada no dia 18 de abril. Por ser uma data que comove muitos fiéis, surge também a dúvida: “Sexta-feira Santa” é feriado ou ponto facultativo? 

“Sexta-feira Santa” é feriado em 2025?

A “Sexta-feira Santa” é considerada feriado nacional, segundo o calendário oficial do governo federal de 2025. E por ser feriado, a maioria dos lugares, como comércios, escolas e instituições federais não abrem, retornando somente no próximo dia útil.

“Sexta-feira Santa” é feriado ou ponto facultativo?

É comum confundirem o feriado com ponto facultativo. Diferente do primeiro, o ponto facultativo é quando os órgãos públicos e privados decidem se vão liberar ou não os funcionários do trabalho.

Como a data é considerada feriado nacional, o expediente, geralmente, é suspenso ou pago em dobro em casos de registro CLT. Mas vale, é claro, consultar se a sua cidade segue a lei nacional ou se há uma lei municipal que institui como ponto facultativo e não feriado.

Feriados em abril de 2025

  • 18 de abril (sexta-feira) — Paixão de Cristo;
  • 21 de abril (segunda-feira) — Tiradentes;
  • 21 de abril (segunda-feira) — Fundação de Brasília (feriado distrital);
  • 23 de abril (quarta-feira) — Dia de São Jorge (feriado estadual no Rio de Janeiro);
  • 28 de abril (segunda-feira) — Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo (feriado estadual no Espírito Santo).

Qual é o maior feriado em abril?

Serão 2 dias de feriados em abril com datas próximas: 18 de abril e 21 de abril. Dia 18 de abril cai numa sexta-feira, dia 20 de abril, a Páscoa, cai num domingo e dia 21 de abril, data que marca a morte de Tiradentes, cai numa segunda-feira.

Assim, serão 4 dias seguidos de descanso, caso o trabalhador não cumpra a jornada no sábado, no domingo e nem nos dias de feriado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.