

Santa Catarina apresenta a maior atividade econômica do país com aumento de 7,1% – Foto: Eduardo Valente/SECOM
A atividade econômica de Santa Catarina registrou um crescimento de 7,1% no primeiro mês de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. A elevação no índice foi divulgada no fim de março e é calculada pelo Banco Central, sendo considerada uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A média catarinense é superior à apresentada pelo país, que cresceu 3,6%.
O bom desempenho da economia do estado é resultado, sobretudo, da alta em indicadores de indústria, comércio e serviços. Os três setores cresceram acima da média nacional no período.
A indústria catarinense tem ganhado incentivos relevantes do Governo de Santa Catarina. Um deles é o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). A ação é voltada à expansão e instalação de indústrias e financia capital de giro a juros baixos por meio de postergação de impostos. Com a postergação, a empresa se beneficia, por exemplo, no seu fluxo de caixa e na competitividade. Como contrapartida, SC ganha em desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, bem como atração de investimentos.
Outra medida do Estado é o Pró-Emprego, que tem como objetivo a geração de vagas e renda por meio de tratamento tributário diferenciado do ICMS, destinando-se a incentivar empreendimentos de relevante interesse socioeconômico situados em SC ou que venham a se instalar em Santa Catarina.
Já o Tratamento Tributário Diferenciado 489 (TTD 489), também do governo estadual, tem como objetivo autorizar limites adicionais para a transferência de créditos acumulados de ICMS decorrentes de operações ou prestações destinadas ao exterior, isentas ou diferidas.
Santa Catarina lidera ranking nacional
O levantamento do Banco Central avalia a atividade econômica de 13 das 27 unidades da federação. Nesta lista, Santa Catarina (7,1%) ocupa a liderança, com o maior crescimento do país. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com alta de 5,3%. Na sequência aparecem Pará (4%), Bahia (3,6%), Goiás (3,4%) e São Paulo (3,4%).
Já entre as regiões, o Sul tem a maior alta, com 5%. O Norte aparece em segundo com 2,8%, seguido de Sudeste e Centro-Oeste (ambos com 2,2%). O Nordeste cresceu 2,1% no mesmo período.
Indústria, comércio e serviço crescem acima da média nacional
Os setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina cresceram acima da média nacional em janeiro. Conforme dados do IBGE, a indústria teve alta de 8,6%, contra 1,4% da média nacional. Assim, o setor industrial catarinense lidera o ranking de crescimento dos estados.

Os setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina cresceram acima da média nacional em janeiro – Foto: Marco Favero/Arquivo/SECOM
O setor de serviços catarinense também liderou a lista dos estados em janeiro, com elevação de 3,4% frente à queda de 0,2% do índice brasileiro. A liderança é fruto, principalmente, do aquecimento de segmentos como transportes e turismo.
O comércio de SC foi outro destaque no período. O setor teve crescimento das vendas de 8,3% em janeiro, ante 3,1% da média brasileira. Assim, ocupa a terceira posição no ranking dos estados. O resultado foi o melhor em seis anos para o comércio catarinense e se destacou a nível nacional.A temporada de verão em Santa Catarina também ajuda a explicar o resultado positivo dos setores de comércio e de serviço.
A movimentação de turistas bateu recordes nos aeroportos do estado. Os dois primeiros meses do ano registraram 410 mil passageiros internacionais nos aeroportos catarinenses, o que representa um aumento de 63% deste público, comparado ao mesmo período de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Os dois primeiros meses do ano registraram 410 mil passageiros internacionais nos aeroportos catarinenses – Foto: Roberto Zacarias/SECOM
O Governo do Estado trabalha para fortalecer rotas internacionais e as parcerias firmadas em em 2024. A primeira delas com a Copa Airlines garantiu voos diretos de Santa Catarina para a Cidade do Panamá (Panamá). Além de ser ligação direta com o Caribe, na América Central, o destino também serve de conexão com a América do Norte. Outra parceria que encurtou distâncias com o exterior foi com a companhia aérea TAP. Com ela, é possível voar direto de SC para Lisboa (Portugal).