Líder de facção que atuava como representante de criminosos é preso em Blumenau

Imagem mostra parte da viatura da Polícia Civil. Aparece também na imagem brasão da polícia e informações adicionais como redes sociais e logo da segurança. Líder de facção que atuava como representante de criminosos é preso em Blumenau

Líder de facção criminosa, homem estava foragido desde agosto de 2024 – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Um líder de facção criminosa foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (15), em Blumenau. O homem, de 38 anos, estava foragido desde agosto de 2024. Na época, ele havia conseguido fugir durante a operação Decreto Final. O homem era procurado por integrar uma facção criminosa que atua em Santa Catarina.

A polícia capturou o suspeito em uma casa localizada na transversal da Rua Rui Barbosa, no bairro Progresso. Segundo a polícia, na época da investigação, ele exercia uma função de liderança, sendo a principal figura da facção em Blumenau e região. O homem também era representante direto dos líderes que estão presos no sistema prisional.

De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa age dentro e fora dos presídios e é a responsável direta por vários crimes, como tráfico de drogas, homicídios e roubos, por exemplo.

Após a captura, o homem foi preso e encaminhado ao sistema prisional de Blumenau.

Operação Decreto Final em Blumenau

A operação Decreto Final foi deflagrada em 20 de agosto de 2024 no Vale do Itajaí. Na época, a ação buscou cumprir 21 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão, contra integrantes de uma organização criminosa que atua no estado.

Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciou com a prisão de um homem, que era suspeito de envolvimento de um roubo em uma farmácia, em 2023. Após investigar o suspeito, foi constatado que ele fazia parte de uma facção criminosa de Indaial.

Além dele, foi comprovado o envolvimento de outros suspeitos, também vinculados ao crime organizado de Indaial e Blumenau, todos com diversas passagens policiais.

Ao todo, 65 policiais civis participam dessa operação, sendo feita nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Santa Cecília, Rio do Sul, Trombudo Central e Lages.

Ainda conforme a polícia, até o momento, 18 mandados de prisão foram cumpridos, além de mais duas pessoas presas em flagrante. Eles ainda apreenderam drogas, uma arma de fogo e outros objetos de interesse para a investigação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.