Espetáculo ‘Traga-me a cabeça de Lima Barreto’ chega a Macapá com apresentação gratuita


Apresentação está em turnê durante os meses de abril e maio no Brasil. Espetáculo é estrelado pelo ator e diretor Hilton Cobra. Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” chega em Macapá nesta sexta (18)
George Magaraia/Divulgação
Nesta sexta-feira (18), o espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” chega a Macapá. A apresentação terá uma única sessão e acontece gratuitamente no Teatro Cangapé. A peça está visitando diversos estados durante o período de abril a maio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os interessados em assistir à apresentação precisam reservar os ingressos para a sessão de forma online, pois, eles são limitados.
Reserve o ingresso
As cidades que estão recebendo a apresentação ganharão uma exposição que trará uma linha do tempo sobre a vida e obra de Lima Barreto, composta por fotos históricas e textos de autores que pesquisam sobre o autor. No Amapá, a exposição será doada à Biblioteca Pública Elcy Lacerda e deve ser exibida na sua reabertura.
O espetáculo completa oito anos em cartaz e já realizou mais de 250 apresentações para cerca de 35 mil espectadores em 140 cidades de 19 estados. A apresentação é encenada por Hilton Cobra. A sessão celebra os 40 anos de carreira do ator, além de homenagear o escritor Lima Barreto.
Sobre a peça
A peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, no início do século 20.
Após a morte de Lima Barreto, os médicos eugenistas determinam a exumação do corpo, a fim de responder: “Como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade, se a arte nobre e da boa escrita deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores?”.
O monólogo reflete sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários da época. A peça é escrita pelo dramaturgo Luiz Marfuz e dirigida por Fernanda Júlia.
Hilton Cobra
É um ator e diretor de teatro brasileiro. Criou em 2001, no Rio de Janeiro, a Companhia dos Comuns, com o objetivo de ampliar a presença de artistas negros no teatro brasileiro contemporâneo.
O artista também se destacou na televisão interpretando o personagem Cata Ouro na telenovela “Fuzuê” (TV Globo, 2024) e na segunda temporada da série original Globoplay “Vicky e a Musa”, onde vive o diretor teatral Orlando Gutierrez.
Serviço
Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”
Local: Teatro Cangapé
Avenida Setentrional, SN, bairro do Araxá, em Macapá
Data: 18 de abril
Horário: 20h
*Estagiário sob supervisão de Rafael Aleixo.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.