Três pescadores morrem após colisão com navio estrangeiro no mar, dizem Filipinas

As Filipinas investigam a morte de três pescadores filipinos após uma colisão com um navio “estrangeiro” no Mar da China Meridional – também conhecido como mar do Sul da China –, segundo anunciaram as autoridades do país nesta quarta-feira (4).

O barco de pesca filipino FFB Dearyn foi atingido por volta das 4h20 (horário local) de segunda-feira (2), de acordo com a guarda costeira filipina, citando um membro da tripulação.

Onze tripulantes sobreviveram ao acidente e usaram os seus próprios barcos de serviço para chegar a terra firme na manhã de terça-feira, transportando os mortos – incluindo o capitão – para a província de Pangasinan, no norte de Lução, a maior ilha do país, disse a guarda costeira.

Em publicação no X, antigo Twitter, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., disse que a guarda costeira está “verificando todos os navios monitorizados na área como parte da sua investigação em curso”.

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“Garantimos às vítimas, às suas famílias e a todos que faremos todos os esforços para responsabilizar os culpados ​​​​por este infeliz incidente marítimo”, disse Marcos.

Ele também pediu que todas as partes “se abstenham de se envolver em especulações” enquanto a investigação estiver em andamento.

Numa atualização nesta quarta-feira, a guarda costeira disse que entraria em contato com um petroleiro registrado sob a bandeira das Ilhas Marshall, que poderia estar na área no momento do incidente, com base em dados de tráfego marítimo e relatos de testemunhas do sobreviventes.

O Mar da China Meridional é uma via navegável de 3,36 milhões de quilômetros quadrados que é vital para o comércio internacional, com um terço estimado do transporte marítimo global no valor de biliões de dólares que passam por ali todos os anos.

Isso significa que enormes navios porta-contêineres e petroleiros navegam rotineiramente pela região.

O mar é também o lar de vastas áreas férteis de pesca, das quais dependem muitas vidas e meios de subsistência, muitas vezes utilizando embarcações muito menores.

Fotos divulgadas pela guarda costeira filipina mostram a cena em Barangay Cato no dia 3 de outubro / Guarda Costeira Filipina

É também uma importante área de conflito marítimo.

Partes do mar são reivindicadas por vários governos, com Pequim reivindicando a propriedade de quase toda a hidrovia, desafiando uma decisão de um tribunal internacional.

Nas últimas duas décadas, a China ocupou uma série de recifes e ilhas obscuras longe da sua costa, no Mar da China Meridional, construindo instalações militares, incluindo pistas e portos.

Scarborough Shoal, conhecido como Bajo de Masinloc nas Filipinas, e Ilha Huangyan na China, é um pequeno mas estratégico recife e zona de pesca a 200 quilômetros a oeste de Lução que tem sido uma importante fonte de tensões entre Manila (capital das Filipinas) e Pequim.

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A área tem testemunhado desentendimentos cada vez mais frequentes entre navios filipinos e pequenos barcos de pesca de madeira contra navios muito maiores da guarda costeira chinesa e o que Manila diz serem obscuros navios de pesca da “milícia marítima” chinesa.

Em 2016, um tribunal internacional em Haia decidiu a favor das Filipinas numa disputa marítima histórica, que concluiu que a China não tem base jurídica para reivindicar direitos históricos sobre a maior parte do Mar da China Meridional. Manila diz que Pequim ignorou a decisão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Três pescadores morrem após colisão com navio estrangeiro no mar, dizem Filipinas no site CNN Brasil.

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