Produção, vendas e exportações de veículos registraram queda em setembro, diz Anfavea

A produção de veículos do Brasil recuou em setembro na comparação com agosto e ficou praticamente estável em relação ao nível do mesmo período de 2022 segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O mercado enfrenta um período de baixa na demanda interna e exportações.

As montadoras instaladas no país produziram 8% menos veículos em setembro na comparação mensal, com 208,9 mil novas unidades.

Já na relação anual, o volume montado foi 0,5% maior, acumulando até o final de setembro de 2023 baixa de 0,3%, a 1,75 milhão de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Leia Mais

O mundo precisa de carros elétricos baratos, e isso significa problema para grandes montadoras

Veja os principais gastos dos 10 carros mais vendidos em agosto de 2023

Fenabrave melhora expectativa de aumento de vendas de veículos neste ano de 0% para 5,6%

Vendas

O mercado mostrou reação no ritmo de vendas, ainda que longe de voltar ao patamar de antes da pandemia como desejava a indústria após o fim da crise de abastecimento de componentes eletrônicos, responsável por paralisar por diversas vezes as fábricas de automóveis nos últimos dois anos.

Frente a setembro de 2022, as vendas de veículos subiram 1,9% no mês passado, para 197,7 mil unidades.

Já na comparação com agosto, setembro apresentou queda de 4,8%.

A variação na margem só ficou negativa, porém, em razão do calendário com três dias úteis a menos de setembro.

A média de cada dia de venda do mês passado, de 9,9 mil veículos, só ficou atrás neste ano da registrada em julho, quando o mercado, no embalo dos descontos patrocinados pelo governo, fez 10,7 mil unidades a cada dia de venda.

Os licenciamentos de veículos mostram agora crescimento de 8,5% desde o início do ano, somando 1,63 milhão de veículos de janeiro a setembro.

Em setembro, as vendas de elétricos e híbridos, em sua ampla maioria importados, somaram 8.460 unidades, segundo os dados da Anfavea, que tem defendido o retorno do Imposto de Importação a 35% para esse segmento.

Em setembro de 2022, os licenciamentos destes modelos somaram 6.388 unidades, volume 32,4% menor que o registrado em agosto.

Exportações

O balanço da Anfavea mostra ainda queda de 3,9% das exportações, no comparativo de setembro com igual mês de 2022.

Os embarques, de 27,4 mil veículos no mês passado, caíram 20,6% contra agosto.

Desde o primeiro dia de 2023, 322,9 mil veículos foram exportados, tendo México, Argentina, Chile e Colômbia como os principais destinos.

O volume representa uma queda de 11,2% frente aos nove primeiros meses do ano passado.

Emprego

Segundo o levantamento da Anfavea, 440 vagas de trabalho foram abertas em setembro nas montadoras, que agora empregam 100,6 mil pessoas.

*Com informações de Reuters e Estadão Conteúdo

Veja também: Carro elétrico volta com força ao mercado

Este conteúdo foi originalmente publicado em Produção, vendas e exportações de veículos registraram queda em setembro, diz Anfavea no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.