Lembra do “urso” em Marte? Nasa explica o que é a formação

Uma imagem capturada por uma câmera em uma nave da Nasa, em dezembro do ano passado, mostrou uma formação curiosa em Marte que se assemelhava à face de um urso. Relembrando o clique nesta semana, a agência espacial explicou de que se trata o registro.

De acordo com a Nasa, o “urso” é na verdade uma colina no solo marciano. “Uma estrutura de colapso em forma de V forma o nariz, duas crateras formam os olhos e um padrão de fratura circular molda a cabeça”, informa o comunicado.

Ainda de acordo com a agência, esse “padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada”.

Leia Mais

Próxima missão lunar da China pretende fazer o que nenhum país fez até agora

Cientistas descobrem o “melhor problema” ao abrirem amostra de asteroide

Entenda o que é o eclipse anular do Sol, que será visível do Brasil na próxima semana

A identificação ilusória de significados ou padrões reconhecíveis em objetos inanimados é explicada por um fenômeno conhecido como “pareidolia”.

Sabe quando uma nuvem parece ter o formato de um animal ou até mesmo de um rosto humano? Trata-se deste mesmo fenômeno psicológico gerado por estímulos vagos ou aleatórios.

A missão Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), responsável pelo curioso clique, foi lançada em 12 de agosto de 2015 para estudar a história da água no planeta vermelho e observar características de pequena escala na superfície de Marte.

*Publicado por Renata Souza

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lembra do “urso” em Marte? Nasa explica o que é a formação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.