Janja alimenta filhotes de ema no Alvorada e Lula provoca Bolsonaro

Doze filhotes de ema nasceram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou de perto os cuidados com os filhotes nesta sexta-feira (6).

Ela alimentou as aves com folhas de couve, que fazem parte da dieta de vegetais e ração dada aos animais.

Vídeo: Michelle à CNN sobre móveis do Alvorada: Me acusam de furto, mas faltou transição

“A Janja sempre pergunta e ela tem participado. Ela sempre cobra e quer que os animais sejam bem tratados”, disse o veterinário Pedro Ivo Braga, responsável pelo cuidado dos animais nas residências oficiais da Presidência.

O especialista explicou que será construído um recinto especial para dar o melhor cuidado para os animais. A instalação será feita em parceria com a Itaipu Binacional, empresa na qual Janja trabalhou durante anos antes de se aposentar.

Segundo ele, em uma área grande como o Palácio da Alvorada, que tem 35 hectares, os cuidados são especialmente necessários, já que há predadores naturais no ambiente, como gaviões e carcarás.

Leia mais

Emas morrem em palácios do governo e passam por autópsia

Laudo aponta que ema da Granja do Torto morreu com “obesidade extrema”

Michelle Bolsonaro diz que móveis retirados do Palácio da Alvorada eram seus

Presidente provoca gestão anterior

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos dos filhotes de ema com a seguinte mensagem: “Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina”.

A fala é uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi fotografado “oferecendo” uma caixa de cloroquina a uma ema no Palácio, em junho de 2020, auge da pandemia de Covid-19.

A gestão anterior também já foi acusada de maus tratos com os animais, já que três emas morreram no começo de 2023. A autópsia revelou que a aves tinham excesso de gordura visceral, o que pode ser causado por alimentação inadequada.

Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina. #EquipeLula

@ricardostuckert pic.twitter.com/paPH2358ZT

— Lula (@LulaOficial) October 6, 2023

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Janja alimenta filhotes de ema no Alvorada e Lula provoca Bolsonaro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.