Copa do Mundo de 2030: conheça as datas, formato e possíveis cidades-sede

Apesar da distância de sete anos até a Copa do Mundo de 2030, diversas informações sobre o “Mundial de três continentes” já foram divulgadas pela Fifa. Como sabemos desde a última semana, a Copa terá jogos em seis países.

As sedes oficiais serão Espanha, Marrocos e Portugal, mas Argentina, Paraguai e Uruguai receberão três jogos inaugurais como uma espécie de tributo ao centenário da competição, que teve sua primeira edição realizada na América do Sul, em 1930.

Datas

A Fifa divulgou uma projeção das datas do Mundial. Segundo o esquema, os times que jogarem a primeira rodada na América do Sul terão entre 12 e 13 dias até disputarem a segunda rodada, no hemisfério norte. E ao contrário do que alguns imaginaram quando o plano de seis países foi apresentado, a cerimônia de abertura da Copa será em uma das três sedes oficiais [Espanha, Marrocos e Portugal].

8 e 9 de junho de 2030 (sábado e domingo): os três jogos da celebração dos 100 anos da Copa em Montevidéu, Buenos Aires e Assunção. Serão seis seleções em ação.
13 ou 14 de junho de 2030 (quarta e quinta): cerimônia de abertura da Copa, com os jogos inaugurais nas três sedes principais;
15 e 16 de junho de 2030 (sábado e domingo): primeiro jogo dos outros times que estarão nos grupos encabeçados por Argentina, Uruguai e Paraguai.
21 e 22 de junho de 2030 (sexta e sábado): segunda rodada para todos os times dos grupos de Uruguai, Argentina e Paraguai, 12 seleções em campo;
21 de julho de 2030 (domingo): final da Copa do Mundo, provavelmente em Madri, na Espanha.

Formato

Conforme oficializado pela Fifa em março, a Copa do Mundo com 48 seleções será realizada num formato com 12 grupos, cada um com quatro seleções. Os dois melhores de cada grupo, mais os oito melhores terceiro colocados, avançam para a fase eliminatória, que agora começa com 32, não mais 16 participantes.

Em 2017, quando a expansão do número de participantes do Mundial de seleções foi aprovada, o formato planejado era de 16 grupos com três seleções cada. Mas a ideia sofreu críticas e acabou sendo reprovada pelo fato de que esse formato poderia dar margem para resultados combinados nas últimas partidas da primeira fase, já que uma seleção de cada grupo não entraria em campo.

Leia mais

Veja as datas projetadas pela Fifa para a disputa da Copa-2030 em seis países

Marrocos desafia a Espanha e quer sediar a final da Copa do Mundo de 2030

Copa de 2030 terá sede em Espanha, Portugal e Marrocos; apenas jogos iniciais serão na América do Sul

Possíveis cidades-sede

Além das três sedes sul-americanas, que devem ser em Buenos Aires, Assunção e Montevidéu, a Copa de 2030 deve ter entre 11 e 15 cidades-sedes em Espanha, Marrocos e Portugal.

Espanha

A Espanha apresentou uma lista de 15 estádios pré-candidatos, em 13 cidades. Sete desses seriam totalmente reformados.

Barcelona
Camp Nou
RCDE Stadium
Bilbao
San Mamés
Gijón
El Molinon
La Coruña
Riazor
Las Palmas
Estádio Gran Canaria
Málaga
La Rosaleda
Madri
Santiago Bernabéu
Civitas Metropolitano
Murcia
Nueva Condomina
San Sebastián/Donostia
Anoeta
Sevilha
La Cartuja
Valência
Nou Mestalla
Vigo
Balaídos
Zaragoza
La Romareda

Marrocos

O Marrocos indicou seis cidades pré-candidatas, cada uma com um estádio. Casablanca e Marrakech são as mais prováveis a figurar na lista final.

O país também “desafiou” a Espanha como candidato a receber a final do torneio, embora o estádio Santiago Bernabéu siga como o destino mais provável da decisão.

Agadir
Adrar Stadium
Casablanca
Grand Stade de Casablanca
Fez
Fez Stadium
Marrakech
Marrakesh Stadium
Rabat
Prince Moulay Abdellah
Tânger
Ibn Batouta Stadium

Portugal

A situação das sedes em Portugal é a que parece mais bem definida entre os três países-sede principais. O país deve receber jogos em três estádios, de duas cidades.

Lisboa
Estádio da Luz
José Alvalade
Porto
Estádio do Dragão

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

YouTube
Tiktok
Instagram
Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Copa do Mundo de 2030: conheça as datas, formato e possíveis cidades-sede no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.