Artista faz pintura de castelo em parede de casa para homenagear família imigrante da Alemanha: ‘Significado profundo’

artista-faz-pintura-de-castelo-em-parede-de-casa-para-homenagear-familia-imigrante-da-alemanha:-‘significado-profundo’


Fernando Henrique Teixeira Harder, de 37 anos, estudou desenho quando criança, mas passou a desenvolver a técnica artística de forma autodidata na fase adulta. Artista faz pintura de castelo em parede de casa para homenagear família
Arquivo Pessoal
Quem já passou pela Rua Mogi Mirim, no bairro Cidade Jardim, em Sorocaba (SP), já deve ter se deparado com a pintura de um castelo em uma das paredes da casa que fica na altura do número 164.
A arte chama atenção pela beleza e curiosidade. Afinal, à luz do dia, a pintura é de um jeito e, à noite, a parede ganha um brilho que destaca a paisagem. Em entrevista ao g1, o artista que mora no local, Fernando Henrique Teixeira Harder, de 37 anos, falou sobre a inspiração para o trabalho.
O tema da pintura do castelo foi uma homenagem ao avô de Fernando, chamado Maurício Harder, de 89 anos.
Conforme o artista, a família Harder veio da Alemanha para o Brasil em 1913. Os bisavós dele, Frederico Harder e Emília Harder, eram da região da Floresta Negra, onde existem vários castelos.
“Meus bisavós vieram imigrantes da Alemanha, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, buscando refúgio no Brasil, um lugar de paz, e aqui, se estabeleceram. Meu avô seguiu na profissão de enfermeiro e foi ele quem construiu essa casa onde moramos.”
Técnica com tinta fluorescente é aplicada em pintura, com auxílio de luz negra
Arquivo Pessoal
O imóvel já chegou a ser morada de 16 familiares. Apesar de nunca ter visitado a Alemanha e ter isso como um sonho a ser realizado, Fernando Henrique conta que se inspirou em castelos como o de Neuschwanstein, no sudoeste da Baviera.
“As pessoas param para ver a pintura todos os dias, tiram fotos e perguntam sobre a arte. Desde criança, sempre desenhei, mas comecei a me desenvolver na pintura artística em tela já adulto.”
Artista de Sorocaba vende quadros pela internet
Arquivo Pessoal
‘O que me inspira é a vida’
Luiz Henrique conta que chegou a estudar durante dois anos a técnica do desenho em quadrinhos, HQ, mangá e à lápis de cor aquarela.
O artista mantém o ateliê em sua casa e vende quadros pela internet. Entre as telas que já criou, ele retratou homenagens a Nossa Senhora Aparecida, personalidades que são parte da história do Acre, além de imagens de animais e das belezas da Amazônia.
“No geral, minhas pinturas são focadas na natureza, nas belezas naturais na cultura brasileira, em pessoas simples com histórias magníficas e misteriosas de toda parte do mundo, arquiteturas únicas e impressionantes.”
Luiz Henrique fez autocaricatura em homenagem ao Van Gogh
Arquivo Pessoal
Suas inspirações de artistas incluem o muralista Eduardo Kobra, e o desenhista e cartunista Glauco Villas Boas. Por sua aparência física, ele relata que já foi comparado com Van Gogh e até fez uma autocaricatura em homenagem ao pintor pós-impressionista (veja acima).
“O que me inspira é a vida e a visão de valor de cada história. Um significado profundo me leva a querer retratar determinado assunto ou tema. Os detalhes contidos em cada história me faz mergulhar por horas na pintura sonhando e criando com as cores e as técnicas novas que desenvolvo em cada tela.”
Luiz Henrique e algumas das pinturas feitas por ele
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.