Itamaraty confirma relatos de bombardeio em única saída de Gaza pelo Egito

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou à CNN relatos de que a passagem de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, foi atingida por um bombardeio nesta terça-feira (10).

O local seria utilizado pelo Itamaraty para a execução do plano de evacuação de brasileiros, inicialmente com o uso de ônibus para o envio dos cidadãos para a Embaixada do país no Cairo, capital egípcia.

O governo brasileiro destacou que busca alternativas para o resgate dos cidadãos.

Leia Mais

Itamaraty contrata ônibus para retirar brasileiros da Faixa de Gaza

Turistas brasileiros em Israel são prioridade em primeiro voo de resgate da FAB

Governo brasileiro se reúne no Itamaraty para discutir situação em Israel

Autoridades palestinas afirmaram que a região, única passagem de Gaza para o Egito, foi atingida por um bombardeio de Israel.

O governo israelense destacou que o ataque foi contra um túnel clandestino por onde estariam passando armas e equipamentos ao grupo extremista Hamas.

Pelo menos 25 famílias brasileiras estão na Faixa de Gaza buscando refúgio. Parte das famílias alegam que não conseguem acesso às autoridades brasileiras.

Veja também – FAB envia 3º avião nesta terça-feira (10) para resgatar brasileiros

O brasileiro Hasan Rabee, que mora com a esposa e duas filhas menores de idade na Faixa de Gaza, contou à CNN que está sem energia e água e não consegue acessar a fronteira com o Egito por causa do bloqueio israelense.

“Ninguém consegue chegar à fronteira, está cercado. Não existe local seguro. Está bem difícil sem água e luz. A gente quer voltar logo para nossa casa no Brasil”, relatou Hasan.

Segundo o brasileiro, outras 5 famílias estão perto de onde ele se esconde. “Muita explosão. Minhas filhas só choram”, lamentou.

O Itamaraty alertou que essas famílias precisam entrar em contato com a Embaixada em Tel Aviv e com o Escritório de Representação em Ramalá.

Veja imagens aéreas dos ataques na Faixa de Gaza e em Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Itamaraty confirma relatos de bombardeio em única saída de Gaza pelo Egito no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.