Explosões e fumaça são vistas em Jerusalém

Poucos minutos antes do início das orações em Jerusalém na sexta-feira (13), uma equipe da CNN ouviu vários estrondos no local.

As explosões provavelmente vieram de granadas de atordoamento.

Fumaça foi vista perto do Portão do Leão – uma das entradas da Cidade Velha de Jerusalém.

Leia Mais

Hamas diz que 13 reféns foram mortos em ataques aéreos israelenses em Gaza

Hospitais na Faixa de Gaza estão “no limite”, alerta OMS

Jatos israelenses atingiram 750 alvos militares no norte de Gaza durante a noite, diz Israel

A estrada que leva ao portão foi fechada pelas autoridades israelenses, que estão restringindo a entrada na Cidade Velha.

A polícia tem sido restritiva sobre quem pode entrar na cidade. O acesso ao complexo de al-Aqsa foi proibido a pessoas com mais de 60 anos, disse uma testemunha ocular à equipe de reportagem.

Num vídeo obtido pela CNN, mais de 10 soldados israelenses podiam ser vistos subindo as escadas em direção à mesquita de al-Aqsa.

Este é o local mais controverso de Jerusalém e está realmente no centro deste conflito”, relatou a repórter da CNN, Becky Anderson.

“Qualquer pessoa pode visitar, mas apenas os muçulmanos podem rezar aqui. Neste momento a questão é: quem será autorizado pelas autoridades israelenses a acessar o local?”, pontuou Anderson.

“Nos disseram que hoje o acesso é seletivo, mas precisamos esperar para ver como isso se desenvolve”, acrescentou Anderson.

Mesquita de Al-Aqsa

Restringir o acesso à mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado para o Islã, é uma medida controversa que pode ser vista como uma provocação.

Os palestinos que vivem na Cisjordânia não foram autorizados a entrar na cidade durante dias.

Em comunicado, o Hamas afirmou que lançou, neste sábado (7), o ataque “Tempestade al-Aqsa” contra Israel – que teve como alvo centenas de soldados e civis – em parte para defender o local sagrado.

Veja também: Cruz Vermelha alerta para catástrofe na Faixa de Gaza

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosões e fumaça são vistas em Jerusalém no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.