Argentina formaliza pedido de adesão ao Banco dos Brics

argentina-formaliza-pedido-de-adesao-ao-banco-dos-brics

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu nesta terça-feira (17) com a presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, em Xangai, na China, para oficializar o pedido de adesão do país à instituição.

O movimento ocorre a apenas cinco dias da eleição presidencial no país.

Segundo comunicado oficial da Casa Rosada, durante o encontro, Fernández afirmou que a entrada da Argentina na instituição representa “uma oportunidade única de abertura de novos mercados, de consolidar os existentes, de promover fluxos de investimento, aumentar as exportações e desenvolver a aplicação de novas e melhores tecnologias”.

Ele acrescentou que o espaço é necessário para fortalecer a agenda do chamado Sul Global.

Durante a reunião, Fernández entregou uma carta formal à Dilma Rousseff solicitando a entrada do país do NDB. O pedido ainda será avaliado pelo conselho de administração da instituição.

O presidente da Argentina comemorou o encontro em uma postagem na rede social X, antigo Twitter.

Em agosto deste ano, os líderes dos Brics convidaram oficialmente Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã para serem membros plenos do bloco de grandes países em desenvolvimento.

A escolha dos novos membros atendeu a critérios definidos pelos países originários para a expansão do bloco como comprometimento com reformas na estrutura de governança global, em especial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e equilíbrio regional.

Veja também – Carros brasileiros se acumulam em portos da Argentina após barreira na importação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Argentina formaliza pedido de adesão ao Banco dos Brics no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.