Reunião no Egito é “esforço relevante”, mas há baixa expectativa de solução para a guerra, dizem fontes

reuniao-no-egito-e-“esforco-relevante”,-mas-ha-baixa-expectativa-de-solucao-para-a-guerra,-dizem-fontes

A convite do Egito, o Brasil confirmou presença na cúpula internacional que discutirá o conflito entre Israel e o grupo islâmico radical Hamas no próximo sábado (21) no Cairo, capital egípcia.

Fontes diplomáticas destacam que o evento é um “esforço relevante” do governo egípcio. Porém, admitem que as expectativas de que uma solução saia dessa reunião não são altas diante da complexidade do conflito.

Vídeo: ONU quer realizar própria investigação sobre hospital

O evento foi convocado em meio à escalada do conflito. O esforço é na tentativa de evitar que o combate se espalhe pelo Oriente Médio. Além do Brasil e Egito, também devem participar Iraque, Turquia e Catar.

A convocação da cúpula também ocorre em meio à pressão sofrida pelo Egito para que faça a abertura da passagem de Rafah, permitindo a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza pelo seu território e a criação de corredores humanitários.

Há um temor das autoridades egípcias da perda de controle na fronteira, o que poderia dar brecha para ingresso de terroristas e também aumentar o número de refugiados no país.

O convite do Egito foi feito diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém, como ele se recupera de uma cirurgia, enviará um representante. A comitiva que irá ao Cairo ainda não está definida. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que não poderá comparecer. Em entrevista no Senado, ele informou que um representante do Brasil será enviado.

O Egito é um ator regional importante com capacidade de dialogar com todo mundo, países árabes, Israel, outros países da região e com os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

De acordo com integrantes do governo Lula, o Brasil, ao participar de reuniões como essa do Cairo, estaria reafirmando suas credenciais de país relevante no mundo e sua tradição de uma “diplomacia equilibrada e ativa, capaz também de dialogar com todas as partes”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reunião no Egito é “esforço relevante”, mas há baixa expectativa de solução para a guerra, dizem fontes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.