Após aposentadoria, cães da Guarda Municipal do Rio vão para adoção; veja fotos

apos-aposentadoria,-caes-da-guarda-municipal-do-rio-vao-para-adocao;-veja-fotos

Durante sete anos, Mike e Elmo atuaram nas ruas junto com o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Segundo os colegas de trabalho, eram excelentes cães de guarda. Tanto que participavam das ações de patrulhamento e proteção, além de grandes eventos, como os jogos no estádio do Maracanã. Agora, porém, chegou a hora de eles descansarem.

Bem mais nova, com um ano e quatro meses, a dócil e sociável Odara, mostrou que o serviço não era muito de acordo com o temperamento dela. Por não se adaptar à rotina, ela também vai receber a aposentadoria, um tanto precoce.

Os dois machos e a fêmea agora estão em busca de um novo – e mais calmo – lar. Em geral, os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, normalmente, aos 7. O efetivo atual do grupamento conta com 40 cães, que recebem treinamento frequente para trabalhar no patrulhamento e em ações de interação social com os cidadãos, por meio de apresentações de Showdog.

Após a aposentadoria, a prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. Mas muitos, por já terem três, quatro, cinco cachorros de grande porte em casa, não têm condições de adotar. Depois, o processo é aberto a guardas de outras unidades da corporação e também para cidadãos.

Assim, esses três estão disponíveis para a população. Quem tiver interesse em ficar com um deles, pode ir direto ao Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, fundos, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O atendimento é feito pelo médico veterinário.

Para levar os cães para casa, no entanto, vai ser preciso passar por um processo de seleção rigoroso, em que serão avaliados pelos guardas que conviveram a vida toda com os cães. Vão ser realizadas entrevistas para avaliação das condições da casa e do perfil do candidato. Depois, serão promovidos encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre eles e o possível novo dono.

Os escolhidos ainda precisam assinar um termo de responsabilidade de que os animais não vão mais trabalhar.

Veja fotos dos cães que serão adotados:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após aposentadoria, cães da Guarda Municipal do Rio vão para adoção; veja fotos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.