Pintura de 30 metros feita por mulheres em prédio no Centro de Campinas homenageia cidade e chama a atenção; VÍDEO

pintura-de-30-metros-feita-por-mulheres-em-predio-no-centro-de-campinas-homenageia-cidade-e-chama-a-atencao;-video


Hotel de 12 andares na Avenida Francisco Glicério serviu como ‘tela’ para projeto de Estela Luz, que contou com colaboração de outras duas artistas. Mural gigante de andorinhas chama atenção no Centro de Campinas
O centro de Campinas (SP) ganhou um novo marco. A equipe da artista Estela Luz presenteou a cidade com a obra ‘Sob Um Céu De Andorinhas’, uma pintura feita somente por mulheres na parede lateral de um hotel de 12 andares em plena Avenida Francisco Glicério.
O trabalho de risco exigiu das artistas o uso de equipamentos de segurança e cursos para serviços em altitude. Tudo para garantir que a arte, feita em mais de 30 metros de altura, fosse concluída sem intercorrências.
O início
Campinas ganha homenagem de mais de 30 metros de altura feita por 3 mulheres
Reprodução/EPTV
Artista visual desde criança, Estela Luz veio para Campinas estudar música na Unicamp, onde começou sua carreira e criou o grupo Chinelas. Com o passar do tempo, a vida a levou para as artes visuais, . Dessa trajetória surgiram murais que estão espalhados pela cidade.
O “Sob Um Céu De Andorinhas” foi idealizado em 2017, quando a artista quis tornar sua arte mais pública, fora das galerias, para encontrar as pessoas nas ruas.
“A arte é para as pessoas, ela tem que estar na rua” , diz Estela Luz.
A ideia que foi amadurecendo aos poucos até que, em 2019, uma aula para crianças gerou a inspiração que faltava.
“Em 2019, quando eu estava com essa ideia, eu tinha uns ‘aluninhos’ crianças. Eu já fazia mural, e as crianças queriam pintar um muro comigo”, explicou.
No processo de elaboração do tema que seria tratado nessa pintura, surgiu a questão da Amazônia, que sofria com muitas queimadas.
E em meio às conversas, uma das crianças comentou: “Nossa, o ser humano é horrível né?”. ,
Em seguida, a mesma criança concluiu: “Nossa, já sei, é como se a nossa pintura pudesse fazer um carinho na Amazônia”.
Campinas ganha homenagem de mais de 30 metros de altura feita por 3 mulheres
Reprodução/EPTV
Foi uma afirmação que provocou Estela sobre a questão da sensibilidade produzida pela arte. A menina que fez as indagações se tornou a musa inspiradora da arte que representa justamente uma criança pintando um céu de andorinhas.
Isso também deu o ânimo para sair à procura de um edifício. Depois de algumas prospecções, o projeto foi aceito pelo edifício Leon Park Hotel.
“Investir na arte também é ganhar, acreditamos que vamos ganhar mais projeção, mesmo porque qualquer localização que você tiver na Francisco Glicério você vai ver a arte da Estela, das meninas, e isso para gente não tem preço”, comenta Carla Bruzetti, assessora comercial e de eventos no Leon Park Hotel.
Artista Estela Luz
Reprodução/EPTV
Sob Um Céu De Andorinhas
A obra representa um retorno à trajetória da artista, e desta forma, traz em sua gênese a vontade de apresentar uma narrativa feminina, mostrar que esse espaço também precisa ser ocupado.
“A arte de rua é uma coisa que ainda é bastante masculina, muito ocupada por homens. Então falei assim: ‘puxa, eu sei que tem muita mulher artista maravilhosa que a gente precisa ver”’, revela.
Gislaine “Gin” Martins, artista plástica e arquiteta e Sara Rezende, artista plástica
Reprodução/EPTV
Tal movimento tem potencial de inspirar outras pessoas para que possam encontrar vida nas paredes cinzas da cidade. Um movimento que a artista plástica Gislaine, que também participou da obra ressalta.
“É um caminho que está crescendo, está vindo para Campinas, a gente tem como referência São Paulo. Mas está vindo com tudo e estar como representante com a Estela fazendo todo esse projeto também, estar em conjunto com ela”, diz Gislaine “Gin” Martins, artista plástica e arquiteta.
“Acredito que é um marco não só para a arte, como também para todas as mulheres, por elas poderem estar onde elas quiserem estar”, completa.
“Mudou o panorama de Campinas. A humanização da estrutura da cidade. Um contraste com esse excesso de urbanização. Aqui tem um refresco para a cabeça das pessoas, para elas olharem para o céu e verem que aqui tem muita esperança e muita coisa linda no mundo”, comenta Emilia Livre, publicitária e terapeuta.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.