Mais um avião da FAB sai de Israel com 66 brasileiros e 3 bolivianas

KC-390 Millennium, da FABDivulgação/FAB

Mais 66 brasileiros estão sendo repatriados nesta sexta-feira (20) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h02 (horário de Brasília). A aeronave KC-390 Millennium (Embraer) traz também três bolivianas (uma mãe e duas filhas) e nove animais domésticos.

A previsão é que o avião pouse por volta das 13h deste sábado (21) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Esse é o sétimo avião que volta ao Brasil com cidadãos repatriados de Israel, e o primeiro a trazer cidadãos de países sul-americanos. “O auxílio à nação vizinha se tornou possível nesse voo após o atestado de não comparecimento ao Aeroporto Ben Gurion de brasileiros que estavam na lista”, informa o Planalto.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já tinha informado que o Brasil vem recebendo pedidos de ajuda de vários países vizinhos nesse processo de repatriação, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. 

“A prioridade sempre é para os brasileiros. Como a lista de brasileiros interessados em retornar está se reduzindo, talvez possamos trazer estrangeiros desses países vizinhos nos próximos voos”, havia dito ele em coletiva de imprensa nesta semana.

Até o momento, 1.135 brasileiros já pousaram em solo nacional pela missão “Voltando em Paz”, que faz a repatriação daqueles que desejam deixar a zona de guerra. Relembre os voos anteriores:

11/10 – Primeira aeronave pousa em Brasília com 211 passageiros
12/10 – Segunda aeronave pousa no Rio de Janeiro com 214 passageiros e 4 pets
13/10 – Terceira aeronave pousa em Recife e Guarulhos com 69 passageiros
14/10 – Quarta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 207 passageiros e 4 pets
15/10 – Quinta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 215 passageiros e 16 pets
19/10 – Sexta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 219 passageiros

Além dos aviões que resgataram brasileiros em Israel, uma aeronave VC-2, da Presidência da República, aguarda no Cairo, capital do Egito, para fazer a repatriação do grupo de cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

O grupo aguarda nas cidades de Khan Yunis e Rafah, ao sul de Gaza, para cruzarem a fronteira com o Egito assim que ela for liberada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.