Partido pede adiamento das eleições primárias na Venezuela

O partido Ação Democrática, da Venezuela, pediu na sexta-feira (20) à Comissão Nacional Primária o adiamento das eleições primárias da oposição marcadas para domingo, até que sejam superadas algumas questões que o partido aponta.

Em conferência e por meio de carta pública enviada ao presidente da Comissão, Jesús María Casal, afirmaram que algumas “irregularidades graves” alteram a normalidade do processo, entre elas está o deslocamento dos centros eleitorais, o que, segundo o partido, provocaria uma queda na participação eleitoral.

A Comissão Nacional Primária é um autarquia para supervisionar as eleições primárias deste domingo, com dez candidatos disputando uma candidatura unificada para enfrentar quem representa o partido no poder em 2024, seja o atual presidente Nicolás Maduro ou outra figura do partido governante.

Venezuela liberta 5 opositores após acordo sobre eleições e alívio de sanções dos EUA

María Machado, favorita nas primárias da Venezuela, segue em campanha apesar da proibição

Saiba quem é Carlos Prosperi, candidato nas eleições primárias para presidente da Venezuela

A Ação Democrática afirmou que o seu partido tem recebido uma distribuição inferior de membros das mesas de voto em relação aos adversários, o que consideram uma desvantagem.

O partido reclama, ainda, de que “a distribuição de material eleitoral não tem sido efetuada” na “maioria dos Estados” do país.

A carta não propõe uma data para as eleições primárias, apenas solicita que sejam adiadas até que o que denunciam seja corrigido.

A Comissão Nacional Primária reagiu na conta oficial X (antigo Twitter), convidando os representantes do partido a abordarem “as suas propostas” este sábado.

Dez candidatos da oposição vão competir neste domingo nas primárias da oposição.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Partido pede adiamento das eleições primárias na Venezuela no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.