Novo comboio de caminhões cruza passagem de Rafah para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza

novo-comboio-de-caminhoes-cruza-passagem-de-rafah-para-levar-ajuda-humanitaria-a-faixa-de-gaza

Um novo comboio de caminhões carregados de alimentos e medicamentos cruzou a passagem de Rafah, o único ponto de entrada para o território não controlado por Israel, para levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza neste domingo (22).

Segundo a Cruz Vermelha do Egito, um total de 17 veículos se preparavam para entrar no território na manhã deste domingo. Estes seguem-se aos primeiros 20 caminhões que cruzaram a passagem no sábado (21), que estava fechada desde os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro. O ponto de fronteira foi rapidamente fechado após a passagem do comboio de ajuda.

Um motorista de caminhão que esperava para cruzar a passagem de Rafah para a Faixa de Gaza com ajuda disse que estava esperançoso de ter sucesso.

“Se Deus quiser, estou entrando agora na travessia, ou daqui a alguns minutos. Se Deus quiser, entregaremos esta ajuda e entraremos e sairemos com segurança, se Deus quiser”, disse Ali Shousha à CNN na manhã deste domingo. Ele estava carregando comida, cobertores e outros suprimentos.

O motorista Gamal al-Sakka também parecia esperançoso: “Se Deus quiser, cumpriremos o trabalho e iremos para nossos amados irmãos”, disse ele à CNN.

O nível de ajuda, no entanto, está longe de ser suficiente para sustentar as pessoas em Gaza, onde a situação humanitária é terrível. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou no sábado que “as necessidades são muito maiores” do que a ajuda que as pessoas em Gaza receberam.

Veja também: ONU pede cessar-fogo e ajuda humanitária em Gaza

Publicado por Flávio Ismerim, com informações de Asmaa Khalil, da CNN Internacional

Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo comboio de caminhões cruza passagem de Rafah para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.