Justiça mantém prisão de líder de milícia preso na zona oeste do Rio

justica-mantem-prisao-de-lider-de-milicia-preso-na-zona-oeste-do-rio

Nesta quinta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu manter a prisão preventiva de Peterson Luiz de Almeida, líder da milícia denominada “Bonde do Zinho”, que opera nas regiões de Sepetiba e Nova Sepetiba, localizadas na zona oeste da capital.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Peterson foi preso em agosto deste ano, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do TJRJ.

No começo de outubro, o acusado, conhecido como “Pet” e “Flamengo”, teve sua audiência de custódia, em que sua prisão temporária foi mantida pela juíza Mariana Medeiros.

Com base nas informações apresentadas pelas partes, a juíza da Central de Audiências de Custódia (CEAC) entendeu que não havia motivos para revogar a prisão. A magistrada considerou que a prisão temporária foi feita com base em um mandado emitido pela Central de Processamento Criminal, que estava no prazo de validade.

A prisão do acusado deu continuidade à Operação Dinastia, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e a Polícia Federal em agosto de 2022, para desarticular a organização criminosa da qual ele é integrante.

“Bonde do Zinho”

A milícia “Bonde do Zinho” é uma das mais poderosas da zona oeste do Rio de Janeiro. O grupo é responsável por diversos crimes, como extorsão, grilagem de terras e tráfico de drogas.

Esta semana, uma operação da Polícia Civil, resultou na morte de Matheus da Silva Resende, também conhecido como “Faustão” ou “Teteus” e sobrinho do líder da milícia, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. A morte de “Faustão” desencadeou uma onda de ataques coordenados pelo “Bonde do Zinho,” provocando terror pela cidade.

Os ataques resultaram no incêndio de 35 ônibus, quatro caminhões e um trem, além de duas estações de BRT.

Veja mais: Lula anuncia pacote de segurança no Rio semana que vem, dizem fontes

*Sob supervisão de Vinicius Bernardes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça mantém prisão de líder de milícia preso na zona oeste do Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.