Fotos: postes de luz ameaçam cair e amedrontam moradores no DF

Moradores do Jardins Mangueiral, no Jardim Botânico, enfrentam um medo frequente na rua, devido às condições nítidas dos postes de luz do bairro. Cerca de 32 apresentam rachaduras e risco de queda, como verificado pela reportagem.

Os pontos de iluminação foram instalados entre 2008 e 2010, mas, até hoje, não foram substituídos, apesar dos pedidos feitos por meio da Ouvidoria do Distrito Federal.

Líder comunitário no bairro, Leandro Selva conta que ficou responsável por exigir respostas da Neoenergia Brasília, responsável pela manutenção e substituição dos postes.

“Encaminhamos diversos pedidos de ofício para substituir os postes, mas o retorno é sempre negativo. Agora, procuramos o diretor [da Neoenergia] para tentar resolver a situação, porque os superintendentes têm escutado a comunidade, mas sem propor soluções, apenas promessas”, relata Leandro. “Tentamos prevenir possíveis tragédias, mas, até o momento, nada foi feito.”


0

Morador da Quadra 6 do Mangueiral, Paulo Estrela, 54, teme que a situação chegue a um momento drástico. “Temos bastante idosos aqui no Mangueiral, gente de cadeira de rodas. Uma hora, elas podem estar na avenida e acontecer um acidente”, comenta.

Outros moradores da vizinhança acrescentam que, nos períodos chuvosos de 2022, as ventanias derrubaram 12 postes. “Fico indignado. Ano passado, ficamos três dias sem luz em casa depois disso”, lamentou Marcelo Pereira, 48.

Atenção ao problema

Como forma de protesto e alerta, a vizinhança tem marcado com um “X”, feito com tinta spray vermelha, os postes que apresentam ameaça de cair nas ruas com mais fluxo de pedestres, ciclistas e veículos. A fiação dos postes também está solta e pode causar choques elétricos.

Administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso destaca que a Neoenergia Brasília recebeu as informações necessárias sobre a situação e fará avaliações in loco.

“Vemos muitos fios soltos no chão não só no Mangueiral, mas em várias cidades do DF. Mas existe, hoje, uma decisão judicial que impede a Neoenergia Brasília de cortar os fios”, diz o administrador.

Recentemente, após um acidente de um carro contra um poste, que só foi substituído três semanas após ocorrido, conta Wendel Silveira, 52, também morador do bairro. “A estrutura já estava despencando, mas fizeram pouco caso. Só depois que aconteceu isso tomaram as medidas necessárias”, diz.

Custos operacionais

Em nota, a Neoenergia Brasília informou que apesar das rachaduras visíveis, não são todos os postes que necessitam de substituição imediata.

A empresa acrescentou que enviará técnicos ao bairro, nos próximos dias, para verificar a situação. Caso seja necessário efetuar trocas, os custos operacionais ficam em torno de R$ 5 mil.

“Em relação aos postes citados, mandaremos equipes da empresa para avaliar as estruturas e proceder com a manutenção ou substituição delas”, completou a Neoenergia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.