Premiê do Líbano diz que escalada da guerra em Gaza pode mergulhar Oriente Médio “no caos”

O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, disse que uma escalada da guerra em Gaza poderia mergulhar toda a região “no caos”.

“Vejo que há uma verdadeira corrida entre um cessar-fogo em Gaza e a escalada [da guerra], porque a escalada não afetaria apenas o Líbano, e temo que a escalada se espalhe por toda a região, mergulhando o Oriente Médio no caos”, disse Mikati em uma entrevista em vídeo nesta segunda-feira (30) à AFPTV.

À medida que a guerra em Gaza se intensifica, o grupo radical islâmico do Líbano Hezbollah continua a disparar foguetes contra Israel. Ataques aéreos israelenses têm atingido o sul do Líbano.

Leia mais

Hamas divulga novo vídeo com três mulheres que são mantidas reféns na Faixa de Gaza

“Não há previsão no curto prazo de saídas de brasileiros de Gaza”, diz à CNN embaixador no Egito

Vídeo mostra tanque de Israel atirando em veículo de passageiros em estrada na Faixa de Gaza

Mikati disse que o seu país está no “coração da tempestade… mas sobreviveu a todas as guerras da região e, pelo contrário, o Líbano tem sido o mais resiliente”.

O Líbano também tem sido palco de protestos, nos quais milhares de pessoas manifestam seu apoio aos palestinos em Gaza após o cerco de Israel e os ataques aéreos constantes contra a região.

Catástrofe humanitária em Gaza

O número de pessoas mortas durante os ataques israelenses na Faixa de Gaza desde 7 de outubro aumentou para 7.950, informou no domingo (29) o Ministério da Saúde palestino, controlado pelo grupo radical islâmico Hamas em Ramallah. Mais de 20 mil pessoas estão feridas.

Quase 73% dos mortos pertencem a populações vulneráveis, incluindo crianças, mulheres e idosos, de acordo com o relatório do ministério.

“Estamos lutando para que os brasileiros não sejam afetados pela catástrofe humanitária que assola Gaza”, disse o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas.

O governo tem enviado dinheiro para que os brasileiros possam garantir o mínimo para a sobrevivência. Os preços dos produtos na feira e nos mercados locais, no entanto, têm triplicado, às vezes quadruplicado. Todos estão sendo orientadas a estocar comida e produtos básicos.

O cerco importo por Israel tem causado a escassez de água, comida, medicamentos e eletricidade em Gaza.

No domingo, milhares de cidadãos invadiram armazéns e centros de distribuição da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) para pegar farinha e itens básicos de sobrevivência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê do Líbano diz que escalada da guerra em Gaza pode mergulhar Oriente Médio “no caos” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.