Faixa de Gaza amanhece com enxurrada de explosões após Netanyahu rejeitar cessar-fogo

A Faixa de Gaza foi atingida por uma série de explosões na manhã desta terça-feira (31), após a rejeição pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de um cessar-fogo na guerra.

Prédios destruídos alinhavam-se no território palestino sitiado, visto do sul de Israel, com espessas nuvens de fumaça cobrindo o céu em meio à expansão da operação terrestre de Israel.

Netanyahu disse na noite de segunda-feira (30) que Israel não concordaria com a cessação das hostilidades com o Hamas em Gaza e continuaria com seus planos para eliminar o grupo.

As autoridades de saúde de Gaza afirmam que 8.306 pessoas, incluindo 3.457 menores, foram mortas em ataques israelenses desde 7 de outubro. Autoridades da ONU afirmam que mais de 1,4 milhão da população civil de Gaza, de cerca de 2,3 milhões, ficou desabrigada.

Veja também: Netanyahu diz que Israel não está disposto a um cessar-fogo com o Hamas

Sem cessar-fogo

“Os Estados Unidos não concordaram com um cessar-fogo após o Pearl Harbor ou o 11 de setembro, e nós não estamos dispostos a aceitar após o 7 de outubro“, disse o primeiro-ministro israelense.

“É importante distinguir o certo do errado. Distinguir a execução de inocentes da morte acidental de pessoas em uma guerra”, disse o primeiro-ministro.

Nos últimos dias, durante uma ofensiva sobre Gaza, o Exército israelense foi acusado de atentar contra civis e exigir a evacuação de hospitais sob risco de ataque.

Netanyahu usou um exemplo de 1944, em meio à Segunda Guerra Mundial, para discutir a situação.

Ruinas da Faixa de Gaza vistas nesta terça-feira (31) / Reuters

“A sede da Gestapo [polícia secreta nazista] seria bombardeada, mas os pilotos britânicos erraram, e atingiram um hospital infantil. Os aliados não disseram que o nazismo deveria parar de ser combatido por causa desse acidente, porque sabiam o que estava em jogo.”

Segundo ele, Israel está “fazendo o máximo para diminuir as mortes de civis”, enquanto o Hamas “comete crimes de guerra diariamente”. Ele acusou a organização extremista de “não permitir” que civis deixem as áreas de risco na Palestina.

Leia Mais

Brasil encerra presidência na ONU fortalecido em pleito por vaga permanente, avalia Itamaraty

Invasão em aeroporto mostra que Rússia não consegue vitória estratégica, diz Zelensky

Avanço das tropas de Israel dificulta resgate de reféns em Gaza, dizem fontes

(Produzido por Fedja Grulovic e Lion Schellerer, da Reuters, com informações de Leonardo Rodrigues, da CNN)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Faixa de Gaza amanhece com enxurrada de explosões após Netanyahu rejeitar cessar-fogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.