Lula sanciona Marco das Garantias com veto à busca e apreensão extrajudicial de bens móveis

O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (31) o Marco das Garantias, que muda regras das garantias para empréstimos, com o objetivo de diminuir os juros e os custos do crédito.

A sanção apareceu na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU) e trouxe vetos.

O presidente seguiu indicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública para vetar trecho do projeto que autorizava a busca e apreensão extrajudicial de bens móveis. Na perspectiva da pasta, a proposição incorreria em vício de inconstitucionalidade.

Leia mais:

Ministério dos Transportes espera investimentos sauditas em ferrovias e prepara ambiente para atrair capital

Haddad se reúne com ministros no Planalto para falar de Orçamento

Atividade industrial da China contrai em outubro por queda na demanda

“Os dispositivos, ao criarem uma modalidade extrajudicial de busca e apreensão do bem móvel alienado fiduciariamente em garantia, acabaria por permitir a realização dessa medida coercitiva pelos tabelionatos de registro de títulos e documentos, sem que haja ordem judicial para tanto, o que violaria a cláusula de reserva de jurisdição e, ainda, poderia criar risco a direitos e garantias individuais, como os direitos ao devido processo legal e à inviolabilidade de domicílio”, argumenta.

O Marco das Garantias formula normas que regulamentam empréstimos em instituições financeiras e os bens dados como garantia em caso da não quitação da dívida.

Segundo o texto, um mesmo bem poderá ser usado como garantia em mais de um pedido de empréstimo. A matéria também proíbe o penhor do imóvel oferecido como garantia em caso de atraso no pagamento do financiamento.

O texto foi enviado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) ao Congresso, em 2021.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula sanciona Marco das Garantias com veto à busca e apreensão extrajudicial de bens móveis no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.