Blinken diz que Israel não pode ocupar Gaza, mas “pode haver necessidade de um período de transição”

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta quarta-feira (8) que está “claro que Israel não pode ocupar Gaza”, mas “pode haver necessidade de algum período de transição no final do conflito” entre Israel e Hamas.

A fala do principal diplomata dos EUA sobre um “período de transição” veio em resposta aos comentários do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. No início desta semana, Netanyahu disse que Israel terá a “responsabilidade geral pela segurança” em Gaza por um “período indefinido” após o fim da guerra contra o Hamas.

Blinken disse ter ouvido de autoridades israelenses que “eles não têm intenção de reocupar Gaza ou manter o controle de Gaza”.

Refutando implicitamente os comentários de Netanyahu, Blinken expôs os termos dos Estados Unidos para “paz e segurança duradouras” em Gaza após a guerra, ressaltando que o território não deve ser reduzido ou ocupado.

Leia mais

Entenda o que é o Hezbollah, grupo radical mais perigoso que o Hamas e que teria membros no Brasil

Brasileiros devem deixar Faixa de Gaza na quinta-feira (9), dizem membros da embaixada

Com 39% dos hospitais fechados, médicos escolhem qual paciente vai sobreviver em Gaza

“É imperativo que o povo palestino seja central para o governo em Gaza, e também na Cisjordânia, e mais uma vez, que não vejamos uma reocupação”, disse Blinken em uma coletiva de imprensa após uma reunião dos ministros de Relações Exteriores do G7, em Tóquio.

“A única questão é: existe algum período de transição que possa ser necessário? E quais poderiam ser os mecanismos que você poderia implementar para garantir que haja segurança. Mas somos muito claros quanto à não haver uma reocupação, assim como somos muito claros quanto à não haver o deslocamento da população palestina”, disse ele.

“Como dissemos antes, precisamos ver e chegar, de fato, a uma unidade de governo quando se trata de Gaza e da Cisjordânia e, em última análise, a um Estado palestino”, disse Blinken.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Blinken diz que Israel não pode ocupar Gaza, mas “pode haver necessidade de um período de transição” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.