Com mudança em restrições, Santos Dumont manterá voos para Brasília

O recuo do governo federal sobre a restrição de voos do Santos Dumont evita a proibição de voos ao aeroporto de Brasília a partir de janeiro.

A tendência de mudança na resolução foi antecipada pela CNN em 23 de outubro. O tema era sensível politicamente. A bancada do Rio no Congresso se opunha à restrição e pedia modificações.

Leia Mais

Governo derruba restrição de voos no Santos Dumont e aponta limite de passageiros

Operação de GLO em portos e aeroportos do RJ e SP começa nesta segunda (6)

Veja o que se sabe sobre a operação de Garantia da Lei e da Ordem em portos e aeroportos

A medida derrubada determinava voos com distância máxima de 400 quilômetros do aeroporto carioca. A determinação anterior também vetava operações para aeroportos internacionais, o que impediria voos do terminal carioca para Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG).

A resolução com esses limites foi revogada pelo Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

A pasta informou ter feito um “amplo debate” com a prefeitura e o governo estadual do Rio de Janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), companhias aéreas e concessionárias de aeroportos.

Em vez de distância, quantidade de passageiros

No intuito de estimular a migração de voos para o Galeão (RJ), que está subutilizado e cuja operadora enfrenta desequilíbrios econômicos, continuará havendo restrições no Santos Dumont.

No entanto, em vez de um critério geográfico (400 quilômetros), a limitação será por capacidade. Foi fixada uma movimentação máxima de 6,5 milhões de passageiros por ano “para garantir o melhor nível de atendimento à população em conformidade com a capacidade operacional”, segundo o ministério.

Agora, as companhias aéreas poderão escolher para onde querem voar usando o Santos Dumont, independentemente da origem e do destino. Só precisam respeitar o limite de 6,5 milhões de passageiros/ano.

Sem nenhuma restrição, o aeroporto central do Rio caminhava para atingir uma movimentação de 12 milhões de passageiros em 2023. Ele é o único terminal de grande porte ainda administrado pela Infraero.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com mudança em restrições, Santos Dumont manterá voos para Brasília no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.