Heredia: sem reforma tributária, Brasil não andaria mais

Para a analista de economia da CNN Thaís Heredia, o país parou em função da reforma e, sem ela, o Brasil não andaria mais.

Heredia lembra ainda que há uma segunda etapa ainda pendente de aprovação, que é a tributação sobre o consumo.

A analista da CNN também alertou sobre outras pendências no âmbito da reforma.

Reforma tributária: Senado aprova novo fundo para desenvolvimento de estados amazônicos

Confira os principais pontos da reforma tributária aprovada hoje pelo Senado

Reforma tributária se impôs porque Brasil não podia mais conviver com o atraso, diz Pacheco

Há ainda uma série de leis complementares que precisam regulamentar as novas regras tributárias do Brasil: os novos impostos, o funcionamento do comitê gestor, como será na prática o chamado imposto seletivo, as normas de tributos sobre as cestas básicas regional e nacional, entre outros.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, informou à CNN que os técnicos da pasta já começaram a se debruçar sobre as leis complementares. Disse ainda que a equipe vai se empenhar para o melhor equilíbrio possível na tramitação dessa segunda fase da reforma.

Placar apertado

As duas votações no Senado tiveram o mesmo placar, 53 votos favoráveis e 24 contrários. Ou seja, um placar apertado, já que são necessários 49 votos para aprovar um texto constitucional.

Embora tenha passado no Senado, o texto da reforma voltará para a Câmara, por ter sofrido mudanças pelos senadores. Entre as mudanças está uma trava para barrar o aumento da carga tributária no futuro.

(Com informações de Thaís Heredia)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Heredia: sem reforma tributária, Brasil não andaria mais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.