Chanceler de Israel promete saída de brasileiros de Gaza nesta sexta

chanceler-de-israel-promete-saida-de-brasileiros-de-gaza-nesta-sexta

Brasileiros em GazaDivulgação/Governo Federal

O chanceler de Israel, Eli Cohen, afirmou nesta quinta-feira (9) que os 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza entrarão na sexta (10) na lista de estrangeiros autorizados a passar pela fronteira de Rafah, no Egito. A declaração foi dada ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, por telefone.

De acordo com informações da coluna do Lauro Jardim, do jornal O Globo, essa foi a quarta vez que os dois chanceleres conversaram para falar sobre o assunto.

Vieira cobrou Cohen sobre a promessa feita na semana passada, que justificou os fechamentos inesperados na fronteira como impeditivo de liberar os brasileiros no prazo estipulado inicialmente, que era até quarta (8).

O governo do Egito permitiu que a FAB (Força Aérea Brasileira) pouse em Al Arish, cidade egípcia que fica cerca de 53 km da Faixa de Gaza.O governo brasileiro pretende buscar os brasileiros que esperam autorização para sair da zona de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O presidente da República autorizou o uso do avião brasileiro para resgatar civis que estão no conflito. A aeronave, um VC-2, modelo Embraer 190, está na cidade do Cairo, capital do Egito.

Ficou decidido que grupos da Embaixada do Brasil no Egito irão nesta quinta até a fronteira de Rafah para se encontrarem com os brasileiros.

Os civis brasileiros são formados por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens. Todos se encontram ao sul de Gaza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.