Entenda as dificuldades de trazer mais brasileiros da Faixa de Gaza para o Brasil

Depois da novela de mais de 30 dias para tirar o grupo de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, o governo enfrenta uma nova dificuldade: conseguir a autorização para uma nova lista de repatriados atravessarem a passagem de Rafah para o Egito.

Recém-chegado no Brasil, o repatriado Hasan Rabee afirmou que ainda há brasileiros na Faixa de Gaza, entre eles sua mãe e irmã.

Segundo ele, há duas listas e a que elas fazem parte não foi autorizada a cruzar a fronteira. Mais de 40 pessoas demonstraram interesse de serem repatriados – além dos que chegaram ao país na segunda-feira (13).

Depois da fala Hasan, Lula determinou que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, busque autorização para repatriar uma segunda lista de brasileiros e familiares que estão na área de conflito.

“A gente vai tentar fazer todo esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer os brasileiros que lá estão e que querem voltar ao Brasil”, declarou.

Leia Mais

Repatriados de Gaza passarão noite em Brasília antes de seguirem para outras cidades nesta quarta (15)

“Não consigo acreditar, achei que eu iria morrer”, diz repatriada de Gaza ao chegar ao Brasil

Com problemas de saúde, crianças repatriadas recebem atendimento médico ao chegar ao Brasil

 

 

Ao dialogar com os repatriados, diante da imprensa, o presidente disse que vai pedir para tentar trazer os familiares de brasileiros que têm interesse em se instalar no Brasil.

“Pedi para trazerem parentes até que não fossem brasileiros e vamos tratar de legalizar essas pessoas aqui no Brasil. Enquanto tiver a possibilidade de tirar uma pessoa da Gaza, vamos tirar. Mesmo que seja palestino de origem”, declarou.

VÍDEO – Não vamos deixar nenhum brasileiro em Gaza, diz Lula ao receber repatriados

 

Apesar da vontade do presidente, diplomatas minimizam as chances de um novo grupo de brasileiros sair em breve da Faixa de Gaza.

“É bom não gerar expectativas irrealistas”, disse uma fonte do Itamaraty a despeito das declarações otimistas das autoridades.

Segundo os diplomatas, cerca de 3 mil estrangeiros aguardam para sair de Gaza e são pequenas as chances que Israel e Egito aceitem novas listas antes de atenderem os pedidos iniciais.

Os diplomatas explicam ainda que as autoridades de ambos os países têm sido muito estritas em relação aos critérios adotados para os estrangeiros e seus parentes, exigindo, por exemplo, cidadania ou parentesco em primeiro grau.

“Novas situações para a saída de Gaza serão avaliadas, mas não temos nenhuma expectativa de quando, nem como”, diz a fonte.

Os diplomatas também ressaltam que atenderam todos que demonstram interesse assim que começou a guerra e a que a primeira lista foi elaborada dia 9 de outubro.

(Publicado por Marina Toledo, com informações de João Rosa e Raquel Landim)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda as dificuldades de trazer mais brasileiros da Faixa de Gaza para o Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.