Queda de energia elétrica deixa CPI da Enel no escuro na Alesp

queda-de-energia-eletrica-deixa-cpi-da-enel-no-escuro-na-alesp

Assembleia ficou no escuro após queda de energia nesta manhãReprodução / g1 – 14.11.2023

Uma queda de energia elétrica deixou a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no escuro por alguns segundos na manhã desta terça-feira (14). A comissão investiga as irregularidades e práticas abusivas cometidas pela empresa entre 2018 e 2023.

A energia caiu duas vezes durante a sessão de hoje, sendo a primeira queda minutos antes de a CPI começar e, a segunda, logo após o início da discussão.

Hoje, depõem à comissão os presidentes da Enel São Paulo, Max Xavier Lins, e Enel Brasil, Nicola Cotugno, convocados pelos deputados na última semana.

Parlamentares criticaram Enel após queda de energiaReprodução / g1 – 14.11.2023

Após o apagão durante a sessão, parlamentares criticaram a empresa: “É a dona Enel”, gritaram alguns.

Nessa segunda (13), Lins conseguiu uma decisão do Tribunal de Justiça que garantiu que ele fosse à comissão na condição de investigado, e não como testemunha. Dessa forma, ele tem o direito de ficar em silêncio.

A CPI também tem o objetivo de investigar as causas do apagão que atingiu São Paulo por quase sete dias no início do mês, depois de fortes chuvas no estado. A Enel SP informou ter reestabelecido o fornecimento de energia para todos os clientes no último dia 10.

Após a queda de energia na Alesp, o presidente da CPI, Thiago Auricchio (PL), disse que uma TV e um adaptador queimaram com o ocorrido nesta manhã. “A Assembleia foi vítima da própria Enel”, afirmou.

A Enel disse que “a oscilação de energia na Assembleia Legislativa nessa manhã (14) não tem relação com a rede de distribuição da companhia”, em nota.

*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.