Coletivo judaíco faz ato em SP em favor de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns

O coletivo Judias e Judeus Pela Democracia — SP promoveu, neste domingo (26), um ato a favor do cessar-fogo entre Israel e Hamas e a libertação imediada e incondicional dos reféns.

A manifestação ocorreu na Praça dos Arcos, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, e contou também com a participação de entidades e representantes religiosos, dos movimentos negro, LGBTQI +, entre outros grupos de defesa dos direitos humanos.

Com faixas e cartazes, o grupo repudiou os “ataques hediondos do Hamas” contra Israel e as operações militares em Gaza, classificadas como “massacre”.

O coletivo também defendeu o direito de palestinos e israelenses a terem um território soberano e “sob regimes verdadeiramente democráticos”.

“Nos posicionamos pelo fim das ocupações e dos assentamentos. Repudiamos fundamentalismos, teocracias, regimes autoritários e de terror”, informou o coletivo.

Confira abaixo o manifesto na íntegra: 

“Somos judias e judeus brasileiros. Nos juntamos às vozes que se levantam contra o massacre em curso em Gaza, a favor do cessar-fogo, pela libertação imediata e incondicional dos reféns, e denunciamos os ataques hediondos do Hamas.

Estamos profundamente afetados com a crescente onda de antissemitismo, que aproveita do trágico momento para apagar a diversidade de posições entre israelenses
e judeus, ativando antigos estereótipos racistas, aumentando a violência e enfraquecendo as vozes que lutam pela paz.

Defendemos veementemente o direito de palestinos e israelenses a terem um território onde possam viver em paz, de forma soberana e sob regimes verdadeiramente democráticos. Nos posicionamos pelo fim das ocupações e dos assentamentos. Repudiamos fundamentalismos, teocracias, regimes autoritários e de terror.”

Veja também: Terceiro grupo de reféns chega a Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coletivo judaíco faz ato em SP em favor de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.