Lane vence concurso de bandas do João Rock 2023 e promete levar brasilidade ao line-up do festival

lane-vence-concurso-de-bandas-do-joao-rock-2023-e-promete-levar-brasilidade-ao-line-up-do-festival


Grupo capixaba foi escolhido pelo júri do evento que aconteceu no sábado (20). Eles vão se apresentar no palco principal, que terá nomes como CPM 22, Pitty e Capital Inicial em 3 de junho. Lane vence concurso de bandas do João Rock 2023
Rhudson Rhuam/Divulgação João Rock
A banda Lane, de Vila Velha (ES), foi a grande vencedora do concurso de bandas promovido pelo festival João Rock. Ela vai abrir o palco principal do festival na edição especial de 20 anos, que acontecerá no dia 3 de junho, em Ribeirão Preto (SP). 

O grupo foi escolhido por um júri técnico depois de disputar a final contra a “Call Maria”, de Santo André (SP), na noite de sábado (20). As duas bandas se apresentaram em um evento no Estádio Palma Travassos, que também contou com um tributo ao Charlie Brown Jr.. 

Visivelmente emocionados, eles reconheceram que a vitória era uma oportunidade única para a banda, que já existe desde 2012. 

“Estamos muito felizes de ter subido no palco e visto a galera curtindo nosso som. Pra gente, só isso já foi um presente. Mas fomos coroados com a vitória e com essa chance que não deve se repetir tão cedo. Então, se Deus quiser, daqui duas semanas voltaremos com tudo, fazendo um showzão para as quase 70 mil pessoas que devem participar do João Rock”, comemorou Lucas Abreu, guitarrista da Lane.
Banda Lane promete levar brasilidade ao festival João Rock 2023
Amanda Pioli
A oportunidade que faltava
Para chegar até a final, o grupo, que também conta com Bernardo Cantele (guitarra), Vitor Cerutti (contra-baixo), Jorgean (bateria) e Jonathan Caputo (vocais), precisou, antes de tudo, garantir um lugar entre as 20 mais votadas no site do João Rock. Só que a concorrência era alta: mais de 1 mil bandas se inscreveram, segundo a organização do festival.

O jeito, então, foi montar uma força-tarefa com amigos e fãs, que ficaram dias e dias votando sem parar. “Essa galera ‘fritou’ o site. Fiquei até emocionado. Foi impressionante”, lembrou Caputo.
LEIA TAMBÉM
João Rock 2023: veja os horários dos shows por palco
Veja como ativar e carregar a pulseira do festival em Ribeirão Preto

Só que, para ele, superada essa primeira prova de fogo, a banda estava mais que preparada para as fases seguintes, nas quais precisavam convencer os jurados técnicos de que eram melhores que os três grupos paulistas que também chegaram às semifinais. 

“Não é por acaso que estamos aqui. É o que falam: sorte é a junção de preparo e oportunidade. Já estávamos preparados. Faltava saber se essa seria a oportunidade e foi. Então, agora, a nossa sorte será no dia do João Rock. Vamos fazer o Brasil inteiro conhecer o nosso som e colocar todo mundo para dançar”. 

Som repleto de brasilidade

A banda Lane se apresentará no palco principal do João Rock 2023, com um som cheio de brasilidades, como eles mesmos dizem. É assim que o grupo pretende animar o público para receber artistas consagrados na cena nacional, como Planet Hemp, CPM 22, Pitty, Capital Inicial e BaianaSystem – esta, inclusive, citada por eles como uma referência.

“A gente ainda tem muita influência do rock, mas incluímos principalmente ritmos brasileiros. Então, não somos uma banda de rock; somos uma banda de brasilidades. Temos, entre nossos ritmos, o pagodão baiano, baião, reggaeton. Tem um pouco de BaianaSystem, muito de Lamparina também, mas é um som muito peculiar. Assim como o Baiana, que dizem não ter uma nomenclatura para o som deles, nós também não temos. Ou não encontramos ainda”, garantiu o vocalista.

Entre as brasilidades, estão também sonoridades da sua terra natal, como o “Congo”, que, segundo Caputo, lembra um pouco o Maracatu. Elas podem ser ouvidas nos cinco últimos singles do grupo, lançados recentemente.

E lembrando que uma das premissas do concurso do João Rock era a originalidade das bandas, Caputo adiantou que o público pode esperar um repertório 100% autoral.

“As composições são todas nossas, desde as letras até os arranjos. Hoje, produzimos tudo. Passamos para um produtor só na hora de gravar. Então, conseguimos tirar uma identidade sonora muito forte através do nosso trabalho em equipe. Acho que foi isso que trouxe a verdade da banda e que nos trouxe até aqui.”
Um dos maiores festivais de música do Brasil, João Rock acontece no dia 3 de junho, em Ribeirão Preto, SP
Divulgação

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.